Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Eliminar o trabalho infantil, uma missão de todos
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Artigos
O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado no dia 12 de junho, nos remete a uma reflexão: a importância de garantir o direito à infância. Mas para isso, governo, movimento sindical, empresários, trabalhadores, mídia, famílias e sociedade devem unir esforços para acabar com o trabalho infantil e garantir os direitos de nossas crianças.
Devemos ficar atentos para combater essa violação de direitos da criança e do adolescente que se acentua ainda mais durante as crises econômicas, que contribuem para o aumento das taxas de desempregos em diversos setores. Situação que faz com que muitas crianças sejam exploradas pela sociedade e por seus familiares que ainda tratam essa questão como algo natural.
Diante desse cenário, devemos insistir e lutar pela garantia à educação de qualidade para todos, pelo aumento de políticas públicas voltadas para ás famílias em situação de vulnerabilidade e de políticas especificas para erradicar o trabalho infantil.
Vários motivos contribuem para o ingresso de crianças no mercado de trabalho. Contudo, a pobreza e a mão de obra barata são os principais. Logo, fica evidente que o trabalho infantil é uma violação aos direitos humanos.
Por isso a necessidade de mobilização conjunta, para cobrar políticas públicas e sociais com a intenção de acabar com esse problema mundial.
Para reforçar este ideal de proteção e garantia dos direitos da criança e o adolescente e intensificar ações contra a exploração deles, no próximo dia 19 a nossa central Força Sindical e a UGT (União Geral dos Trabalhadores) vão realizar oficinas de capacitação para dirigentes e assessores sindicais, para que a nossa atuação nos Fóruns de discussão sejam efetivas e tragam mais força para combater essa pratica que trás consequências graves para as crianças e que refletem em toda sociedade.
Também estamos unidos com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) na campanha “Vamos Acabar com o Trabalho Infantil. Em Defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social”, que tem o objetivo de conscientizar a população da necessidade imediata de prevenir e erradicar o trabalho infantil. A ação também irá colaborar com os preparativos para a 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, a ser realizada no Brasil em 2013.
Gleides Sodré é secretária nacional da Criança e do Adolescente da Força Sindical e diretora licenciada do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região