Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Em busca de um novo índice
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Artigos
Desde 1979, o salário do trabalhador é reajustado de acordo com o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor – e, dentre os salários reajustados está o do aposentado. Porém, este índice encontra-se defasado, não levando em conta os gastos reais dos aposentados, subtraindo-lhes, a cada reajuste, o poder de compra.
Diante de tal situação as centrais sindicais, entre elas a Força Sindical, vêm reivindicando junto ao governo, além de um novo índice de reajuste, um aumento real dos benefícios para 2011. Esta reivindicação gerou frutos, afinal, o presidente Lula já estuda uma proposta de Medida Provisória em que garante um ganho acima da inflação para o início do ano que vem.
O salário mínimo passou a ter um reajuste diferenciado em 2006, tendo acréscimos que vão além do índice já mencionado e da inflação. A luta agora é para que o benefício de quem está acima do mínimo também tenha este tipo de política de reajuste, garantindo a todos os beneficiários um ganho real. Além disso, lutamos para que essa política de reajuste se mantenha, não sendo necessária uma pressão política por parte dos Sindicatos todos os anos.
Vale lembrar que essa é uma luta de todos os aposentados, que trabalharam e contribuíram, e necessitam, neste momento, de todo o respaldo por parte de nossos governantes.
Maria Roseli Beuting
Presidente do SINDNAPI – SC
santacatarina@sindnap.org.bra