Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Em defesa do emprego
segunda-feira, 19 de março de 2012
Artigos
Para muitos o Brasil está em pleno vapor, crescimento econômico, superando crise, muitas ofertas de emprego e daí? Daí que poucos conseguem enxergar que estamos a beira de um abismo chamado desindustrialização.
Isso significa que deixamos de fabricar produtos que facilmente são importados e comercializados aqui no país. Chegam fácil, pois os tributos em cima dos produtos vindos de outros países são bem abaixo dos produtos nacionais. Um absurdo isso? Mas uma realidade.
Prova disso é que em Itajaí não há alíquota para importações Em 2002 o valor das importações pelo Porto de Itajaí era de U$ 730 milhões, já em 2009 o montante passava de US$ 7,3 bilhões.
Somos os maiores exportadores de algodão, mas importamos roupas e tecidos prontos ao invés de produzir aqui no país e assim ocorre também com celulose, peças, entre outros produtos. Temos que incentivar as nossas indústrias, o consumo de produtos nossos e não viver pensando no que vamos faturar com o pré-sal ou com as exportações de minérios.
Mas nós trabalhadores, juntamente com os empresários estamos preocupados com a crescente desindustrialização que vem acontecendo no país. De forma assustadora, hoje o país importa tudo o que antes produzia em decorrência da taxa cambial e da concorrência desleal dos produtos prontos que entram no Brasil vindos da China, Taiwan, entre outros países.
Para melhorar essa situação e alertar a presidente Dilma Roussef faremos em Itajaí, no dia 28 de março, às 10h, o GRITO DE ALERTA EM DEFESA DA PRODUÇÃO E DO EMPREGO, na Rua Silva (em frente ao Sindicato dos Estivadores).
E precisamos contar com você, para que venha lutar conosco pelo emprego, pela produção, pelo fim dos incentivos fiscais dados aos produtos importados, redução de juros e impostos. Precisamos de você para dar coro ao nosso grito.
Pois hoje o desemprego pode não bater a sua porta, no entanto amanhã pode assolar você e toda a sua família.
Venha conosco lutar por um país melhor!
Osvaldo Mafra, presidente da Força Sindical SC