Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Empecilhos continuam fortes para mulheres no mercado de trabalho
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Artigos
As mulheres enfrentam mais dificuldades que os homens no mundo trabalho no Brasil, apesar de toda a discussão e combate à discriminação feitas pelas entidades de trabalhadores e organismos nacionais e internacionais. Para comprovar o que digo basta uma rápida análise nos indicadores do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) para saber que o desemprego é maior para as trabalhadoras, que elas demoram mais meses para encontrar novo emprego e que as mulheres negras enfrentam maior grau de dificuldades.
A Força Sindical na Bahia participará das comemorações do Dia Internacional da Mulher em duas datas: no dia 2 de março fará uma manifestação junto com a Associação Liga das Mulheres de Salvador, no bairro de Muçurunga. No dia 8, estará em passeata nas ruas da capital baiana, no evento organizado pelo Fórum de Mulheres da Bahia. Mais uma vez, vamos insistir em obter conquistas para as trabalhadoras.
Na Bahia existe uma contradição: 80% da população é afro-descendente, mas o mercado de trabalho continua preferindo contratar trabalhadores brancos. Para quebrar estes padrões arraigados na sociedade de discriminação da mulher no mercado de trabalho será preciso desenvolver políticas públicas e ações afirmativas consistentes.
Defendo a adoção de um conjunto de medidas: os sindicatos devem negociar com os empregadores cláusulas combatendo os estereótipos; as políticas de intermediação precisam olhar para estas discriminações e negociar com os empregadores no sentido de evitá-las e, negociar cotas para os mais discriminados, que são as mulheres, mulheres negras e jovens.
Os países que conseguiram mudar a correlação de forças reconheceram, em primeiro lugar, que tinham problemas nesta área. Só depois implantaram várias políticas para acabar com a discriminação.
Nair Goulart – Presidente da Força Bahia e Membro do Conselho de Administração da OIT (Organização Internacional do Trabalho)