Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Engajamento pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes
segunda-feira, 12 de março de 2012
Artigos
O governo federal, por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos, vem dedicando atenção especial aos canteiros das grandes obras da Copa do Mundo com a intenção de coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa busca prevenir e combater um problema conhecido e crônico em nosso país e que pode se agravar, caso todas as forças sociais não se comprometam com o enfrentamento da questão.
Isso porque os registros da própria Secretaria mostram que 50% dos municípios brasileiros têm denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2011, o disque 100 (telefone pelo qual a Secretaria recebe as denúncias) recebia 294 registros. Os números deixam claro o quanto meninos e meninas têm sua sexualidade violada. É preciso combater.
Temos que nos preocupar em formar e informar os trabalhadores envolvidos nas obras dos grandes eventos e também os turistas e o conjunto da população sobre a questão. Esse é um papel também do movimento sindical brasileiro, que tanto luta pelo respeito aos direitos de cidadania e pelo desenvolvimento de nosso país.
Cabe também avaliar a questão sob outro olhar, muito oportuno por estarmos no mês da mulher: De que forma queremos que a mulher brasileira seja vista pelo resto do mundo? Essa reflexão é crucial. Certamente, nada nos orgulha ouvir afirmações que depreciam a imagem da mulher brasileira. Então, está na hora de nós mesmos construirmos a mudança que vai impor o respeito e a dignidade com que queremos que nossas mulheres sejam vistas e tratadas.
Gleides Sodré, secretária nacional da Criança e Adolescência da Força Sindical, diretora licenciada do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região