Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Entenda os riscos da Desindustrialização
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Artigos
A partir do momento que um país torna-se menos competitivo e mais caro para produzir algum bem, corre o risco de iniciar um processo de desindustrialização.
Este “fantasma” começou a ser percebidos no Brasil nos últimos anos, quando a valorização do real e a invasão dos produtos chineses no país desequilibraram o ritmo produtivo de nossas indústrias para o mercado interno e externo.
A desindustrialização que afeta as nossas empresas também se refere à desnacionalização da produção. Isto quer dizer: perder espaço para os importados.
Esse cenário de perdas gera impactos negativos sobre o desenvolvimento socioeconômico, a geração de emprego, valorização salarial, saúde e interfere em outras questões sociais, como a violência.
O Brasil tem sentido os efeitos da desindustrialização ao manter relações comerciais com os países asiáticos, relações que afetam o produto brasileiro num momento de baixa competitividade tecnológica, trabalhista e cambial em comparação às condições de produção das indústrias de lá. É muito mais barato produzir na Ásia e dela comprar do que produzir e exportar a partir do Brasil.
Para que as importações não prejudiquem ainda mais nosso setor, torna-se necessário a aplicação de políticas que limitem as importações.
Não dá mais para suportar esta situação. Vamos lutar por nossos empregos!
Eunice Cabral
Presidente do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco
Presidente da CONACCOVEST
Vice presidente da Força Sindical