Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Equiparação de aposentadoria é retrocesso
terça-feira, 8 de março de 2016
Artigos
O governo federal planeja unificar idade para aposentadorias de homens e mulheres. Além da violência de gênero, de raça, assédio moral e sexual, as mulheres terão que enfrentar mais esse desafio. A proposta de reforma da Previdência que o governo elabora prevê a unificação, no longo prazo, de todos os regimes da Previdência. As regras serão as mesmas para homens e mulheres, trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado.
Nós, trabalhadoras, não vamos aceitar esse retrocesso. Durante o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência Social, iremos combater essa reforma que foi pensada para agradar o mercado.
As desigualdades entre mulheres e homens estão claras nos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) e em qualquer outra pesquisa de igualdade de gênero. A mulher tem uma jornada tripla de trabalho, não pode ser equiparada ao homem para aposentadoria.
Segundo Thamires Silva, técnica da subseção do Dieese na Força Sindical, as mulheres em idade de trabalhar representavam 52,3% do mercado de trabalho no 3º trimestre de 2015. A força de trabalho feminina a partir de 14 anos que já está ocupada no mercado de trabalho foi de quase 22%, superior a população masculina ocupada que registrou 16,3%. Na população economicamente ativa, as mulheres também são maioria, de 18,2%, enquanto os homens, chega a 14,5%.
Mesmo com esses dados, ainda ganhamos menos. O rendimento médio das mulheres é 23% inferior ao dos homens que participam da população ocupada no mercado de trabalho formal. A reforma que o governo está propondo é uma violência contra as mulheres, pois significa que vamos retroceder os nossos direitos conquistados ao longo de toda uma vida.
Não aceitaremos, não nos calaremos!
Viva o 08 de março. Viva o Dia Internacional das Mulheres
Nair Goulart – Presidente da Força Sindical Bahia