Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
8 OUT 2025

Imagem do dia

Seminário Pré-COP30; FOTOS

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

Esta crise não é nossa

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Artigos

Esta crise não é nossa

Por: Nilton Souza da Silva, o Neco

Primeiramente, agradeço a todos os companheiros que largaram suas atividades sindicais nos seus países, estados e municípios, pra estarem presentes aqui em Porto Alegre e participarem desta Conferência. Nós sabemos das dificuldades que nós, dirigentes sindicais, enfrentamos, até por que estamos muito bitolados com aquele negócio de ficar cuidando da base, e se termina tendo muito pouco tempo para podermos conversar e nos qualificar. Isso porque eu acredito no seguinte: nós só vamos saber enfrentar um problema a partir do momento que construirmos uma massa crítica sobre ele, por isso de se reunir, sentar, conversar sobre a questão, para que a gente possa, com as experiências acumuladas e trocadas, encaminhar a solução do problema.

Considero importante o sacrifício que vocês fizeram para estar aqui, e os guerreiros que ficaram até o final do evento, pois muitos dirigentes sindicais – quando se faz encontros da direção nacional – reclamam que tem de haver mais capacitação, mais qualificação, e quando é propiciado isso, quando se investe nisso, as pessoas não ficam; então eu sei que os que estão aqui, não deveriam estar ouvindo isso, pois isso é para quem não está aqui. Quem despendeu dinheiro do seu trabalhador, para pagar sua passagem aérea pra vir aqui e depois não faz um bom proveito, deve explicações para sua categoria. Ouvir o que se tem a dizer é importante, fundamental, porque é só assim que vamos nos fortalecer, crescer.

Os contatos desenvolvidos pela secretaria internacional têm recebido o apoio estupendo da direção da nossa central, por meio do secretário-geral Juruna, que inclusive tem viajado conosco. E isso é importante para nós, porque se não tivéssemos dirigentes como as companheiras Nair (Bahia), como a Eunice (São Paulo), dentre outros, que estão neste evento preocupados com os trabalhadores, com certeza absoluta não teríamos o espaço e o crescimento hoje conquistados. Procuramos trazer os problemas do mundo do trabalho para esta conferência, em nível internacional, para debatermos e conectar-nos, porque não adianta a gente falar de trabalho decente pra nós mesmos. O Trabalho Decente só vai ser sentido pelo trabalhador quando nós, dirigentes sindicais, assumirmos nosso papel de representantes dos trabalhadores e colocarmos essa luta ética na convenção coletiva de trabalho, pois, se não agirmos assim, o trabalhador vai ter trabalho decente só na teoria. Colocar em prática o Trabalho Decente é colocá-lo na convenção, como cláusula a ser cumprida pelos patrões.

Para nós, que trabalhamos com a formalidade, juntamente com organizações parceiras que trabalham a questão da informalidade, nossa função é formalizar o informal; é fazer o direito social chegar também àquele que não está na formalidade. E quem é que vai fazer isso? Nós. Nós somos o agente disso.

O economista Márcio Porchmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (órgão do governo federal), na palestra feita em nossa 2ª Conferência, falou que nós não precisamos falar só pra nós mesmos, mas que somos, os dirigentes sindicais, os agentes da transformação. Que não devemos esperar que outros façam o que a nós cabe fazer. Que não é o Paulinho (presidente da Força Sindical nacional) que vai fazer as transformações, pois, na verdade, quem faz o Paulinho fazer as coisas no Congresso Nacional somos nós. Se nós não construirmos a massa crítica necessária e dissermos ao Paulinho qual o caminho, nada vai acontecer.

Eu tenho certeza que esse evento cumpre esse papel. A 2ª Conferência serve para isso, pra nós trocarmos idéias e aprofundar nossos conhecimentos, com nossos amigos, nossos irmãos internacionais que estão aqui, que também estão passando por dificuldades. Sabemos dos problemas seriíssimos que a Costa Rica está passando agora, com a derrota no plebiscito sobre o Tratado de Livre Comércio – TLC assinado com os Estados Unidos. Isso debilitou profundamente o movimento sindical e a gente sabe do sacrifício que vocês fizeram pra estar aqui. O companheiro do México, o Del Vale, está aqui com problemas de saúde e fez um esforço tremendo pra trazer sua delegação. Isso para nós é muito importante. Então a gente tem que aproveitar esse momento, que não é sempre possível ter e aproveitar essas organizações internacionais que estão aqui, pra debater estes temas junto conosco. É fundamental que a gente aproveite isso profundamente.

Esta 2ª Conferência Internacional, em tempos de propaganda de crise, e como estamos conectados on line com o mundo, através da internet, televisão, às vezes não percebemos como estamos sendo massa de manobra de quem domina os meios de comunicação do nosso país.

O economista Márcio Porchmann também falou disso, e é um sentimento que a gente tem. Daqui a pouco nós estaremos botando na nossa boca o discurso da Miriam Leitão, que está ganhando milhões pra defender outra coisa que não a nós. Para nós da Força Sindical do Rio Grande do Sul, não existe crise, porque essa crise não é nossa! Não fomos nós que a criamos. E se nós deixarmos que a crise chegue à mesa de negociação, os patrões vão dizer: ah, tem crise mesmo, por isso, não só não vamos negociar salários como vamos ter que tirar alguns direitos de vocês (dos trabalhadores). Não podemos acreditar ou cair nessa conversa. A crise quem criou não fomos nós. São meia dúzia de empresas que especularam e transformaram a bolsa de valores num grande cassino. Essa visão nós temos que ter. Não vamos, nós, absorver isso. Nós não podemos e não devemos embarcar nessa canoa patronal de discutir o prejuízo que ele vai ter no futuro.

Até porque, o que nós discutimos na mesa de negociação não é o futuro. Nós discutimos o que já passou, o passado. Na mesa de negociação nós discutimos a perda que o trabalhador teve nos últimos doze meses. O patrão teve lucro durante tal período, nada mais justo que ele reparta esse lucro com quem o ajudou para isso.

Então ele projeta o prejuízo que ele vai ter no futuro e quer jogar em cima da mesa de negociação onde nós estamos discutindo o passado. Então está equivocado isso. Nós não podemos embarcar nessa questão de ‘crise’, até porque quem vai terminar sendo prejudicado, no geral, é o trabalhador.

A gente tem visto as pessoas responsáveis pela economia brasileira, e que também foi confirmado pelo Márcio Porchmann, que a última crise que tivemos – a da quebra da Rússia – nos atingiu diretamente, com aumento de preços e da inflação. Ao contrário, em detrimento de outros países, o Brasil está mais preparado para enfrentar essa e outras crises.

Eu posso até estar errado, e eu quero não errar; entendo que a crise não vai ser tão grave para nós como está sendo pra Europa e Estados Unidos, porque eles são seus responsáveis. É só olhar as empresas que especularam com o dólar ou na bolsa. Na grande maioria são multinacionais. Tirando aqui a Petrobrás, que vive do petróleo, as restantes são multinacionais. Entendo que temos de avaliar com clareza isso e não embarcar nessa canoa.

Eu chamo a atenção ao seguinte: não vamos embarcar nessa conversa que está por aí, senão vai debilitar ainda mais a nossa luta.

Por fim, agradeço todos os senhores e senhoras, nossos amigos e dirigentes sindicais aqui presentes, por terem feito este esforço para estar aqui em Porto Alegre e podermos abrilhantar e qualificar ainda mais a nossa central, pro mundo e pro nosso país.

Xô crise! À luta companheiros!

Muito Obrigado

*Discurso do presidente do Sindec e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, durante a II Conferência Internacional da Força Sindical, realizada nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2008, em Porto Alegre – RS

90 anos do salário mínimo: conquista sindical e redistribuição
Sérgio Luiz Leite, Serginho

90 anos do salário mínimo: conquista sindical e redistribuição

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais
José Roberto da Cunha

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Juntos somos fortes!
Gleberson Jales

Juntos somos fortes!

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

A força do voto e a participação cidadã na construção de um futuro mais justo
Eusébio Pinto Neto

A força do voto e a participação cidadã na construção de um futuro mais justo

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz
Clemente Ganz Lúcio

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz

Diretores e dirigentes sindicais
João Guilherme Vargas Netto

Diretores e dirigentes sindicais

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Metalúrgicos em Ação
Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Metalúrgicos em Ação

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira
Marilane Oliveira Teixeira

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira

Indústria forte é Brasil forte!
Cristina Helena Silva Gomes

Indústria forte é Brasil forte!

Se está na convenção, é lei
Paulo Ferrari

Se está na convenção, é lei

Resistir pelos interesses dos trabalhadores!
Cláudio Magrão

Resistir pelos interesses dos trabalhadores!

PL da Devastação é carta branca para o desmatamento sem limites
Márcio Ferreira

PL da Devastação é carta branca para o desmatamento sem limites

Nota Oficial do Sindec
Força 27 FEV 2026

Nota Oficial do Sindec

Apoio e solidariedade aos trabalhadores pneumáticos da Argentina
Força 27 FEV 2026

Apoio e solidariedade aos trabalhadores pneumáticos da Argentina

Workshop na FTTRESP reforça voto consciente no movimento sindical
Força 27 FEV 2026

Workshop na FTTRESP reforça voto consciente no movimento sindical

Pesquisa da Unicamp rebate ataques à redução da jornada
Força 27 FEV 2026

Pesquisa da Unicamp rebate ataques à redução da jornada

Reunião esclarece prorrogação de mandato na Força Sindical
Força 26 FEV 2026

Reunião esclarece prorrogação de mandato na Força Sindical

Mobilização mira PEC contra escala 6×1 no Congresso
Força 26 FEV 2026

Mobilização mira PEC contra escala 6×1 no Congresso

Curso sobre Orçamento Municipal segue até sexta (27) no Sindnapi
Força 25 FEV 2026

Curso sobre Orçamento Municipal segue até sexta (27) no Sindnapi

Atletas 60+ disputam Jogos da Melhor Idade 2026 em Araçatuba
Força 25 FEV 2026

Atletas 60+ disputam Jogos da Melhor Idade 2026 em Araçatuba

Sincomerciários mobiliza comércio por escala 5×2 em São Carlos
Força 25 FEV 2026

Sincomerciários mobiliza comércio por escala 5×2 em São Carlos

Sindicalistas debatem conjuntura industrial no setor da borracha
Força 25 FEV 2026

Sindicalistas debatem conjuntura industrial no setor da borracha

Sindicalistas debatem agenda política e sindical
Força 25 FEV 2026

Sindicalistas debatem agenda política e sindical

Congresso Nacional em foco: mobilização pelo fim da escala 6×1
Força 25 FEV 2026

Congresso Nacional em foco: mobilização pelo fim da escala 6×1

94 anos do voto feminino: democracia, luta e compromisso
Artigos 24 FEV 2026

94 anos do voto feminino: democracia, luta e compromisso

Greve na Brose completa 28 dias por melhores condições
Força 24 FEV 2026

Greve na Brose completa 28 dias por melhores condições

Força reforça apoio à greve na Brose
Força 24 FEV 2026

Força reforça apoio à greve na Brose

Direitos e condições de trabalho no Brasil em pauta
Força 24 FEV 2026

Direitos e condições de trabalho no Brasil em pauta

Miguel Torres convoca para mobilização pelo fim da escala 6×1
Força 24 FEV 2026

Miguel Torres convoca para mobilização pelo fim da escala 6×1

Sindicato na pista: fiscalização garante pagamento de retroativos em Barra Mansa
Força 24 FEV 2026

Sindicato na pista: fiscalização garante pagamento de retroativos em Barra Mansa

Fórum Nacional abre Março Mulher 2026 com ato no Brás
Força 23 FEV 2026

Fórum Nacional abre Março Mulher 2026 com ato no Brás

Diretoria metalúrgica debate lutas e agenda do trabalho
Força 23 FEV 2026

Diretoria metalúrgica debate lutas e agenda do trabalho

Força Sindical debate agenda jurídica estratégica de 2026
Força 23 FEV 2026

Força Sindical debate agenda jurídica estratégica de 2026

Miguel Torres alerta para reação ao fim da escala 6×1
Força 23 FEV 2026

Miguel Torres alerta para reação ao fim da escala 6×1

Executiva da Força Sindical prorroga mandato da diretoria
Força 20 FEV 2026

Executiva da Força Sindical prorroga mandato da diretoria

Metalúrgicos SP preparam ações do Março Mulher e combate ao feminicídio
Força 20 FEV 2026

Metalúrgicos SP preparam ações do Março Mulher e combate ao feminicídio

Químicos de Itapetininga entregam kits escolares a associados
Força 20 FEV 2026

Químicos de Itapetininga entregam kits escolares a associados

Justiça condena terceirização irregular em postos de combustíveis
Força 20 FEV 2026

Justiça condena terceirização irregular em postos de combustíveis

Nota das centrais – Todo apoio à Greve Geral na Argentina
Força 19 FEV 2026

Nota das centrais – Todo apoio à Greve Geral na Argentina

“O Metalúrgico” reforça sindicalização e divulga APP do Sindicato
Força 19 FEV 2026

“O Metalúrgico” reforça sindicalização e divulga APP do Sindicato

Força Sindical SC promove debate sobre agenda 2026
Força 19 FEV 2026

Força Sindical SC promove debate sobre agenda 2026

Argentina: histórica fábrica de pneus fecha e ameaça empregos; Sintrabor se solidariza
Força 19 FEV 2026

Argentina: histórica fábrica de pneus fecha e ameaça empregos; Sintrabor se solidariza

Aguarde! Carregando mais artigos...