Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Estímulo ao consumo interno e juros altos para evitar a crise
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Artigos
Diante do reconhecimento do governo, nas palavras do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o país hoje vive uma situação diferente de anos anteriores quando havia um cenário de dependência maior na exportação e a fragilidade do mercado interno, hoje nos valemos de um mercado interno em crescimento e que nos possibilita uma reação positiva diante de uma crise econômica mundial.
Difícil é manter esta situação com o próprio governo federal aumentando os juros ou permitindo que o sistema financeiro cobre juros extorsivos do consumidor e da população.
Se houver um entendimento, respeito maior e diminuição da ganância do sistema financeiro, o país poderá atravessar de forma mais tranquila este momento, sem colocar em risco os postos de trabalho.
Na medida em que se aumentam os juros e o sistema financeiro nacional implanta política de juros extorsivos dificultando o consumo interno e o mercado externo deixa de comprar, cai às exportações, corremos um grande risco de ter que enfrentar uma onda de desemprego, o que traz uma insegurança enorme a população.
Neste cenário, se faz necessário que o governo possa agir internamente contra o sistema financeiro que está adotando políticas extorsivas de juros no consumo e gere uma política de manutenção de incentivo ao consumo interno.
Antonio Silvan Oliveira
Presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Química – CNTQ