Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Ética no trabalho
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Artigos
Ética: palavra pequena, simples, com significado ligado a costumes, conduta, caráter; assim, ser ético está diretamente ligado a ser direito, correto, viver sem prejudicar os outros.
Faço essa reflexão questionando o quanto somos éticos em nosso dia a dia, uma vez que não existem regras concretas para a ética, mas sim o que nossa consciência nos acusa. E em nossa profissão?
Há pouco tempo, um caso mexeu muito comigo: o de um colega zelador, sócio do Sindicato há uns vinte anos, adorador de sua função e dedicado ao seu emprego integralmente; ele sempre fez muito além de seus deveres por amor e, como dizia, por “reconhecimento e agradecimento” ao emprego e moradia que tinha no prédio; tanta dedicação foi até motivo de ter enfrentado, no passado, alguns problemas com a família.
A surpresa dessa história veio no começo deste ano: o prédio terceirizou a mão de obra e dispensou todos os funcionários, inclusive o zelador, sem dizer se quer um “muito obrigado”.
Vemos que de um lado, o desse sócio, havia um grande envolvimento com o condomínio; mas, para o outro lado, o do prédio, dos condôminos, ele era apenas “mais um” funcionário.
Será que nesse caso, além de falar em risco de segurança, falsa economia e todos os outros problemas causados pela terceirização de mão de obra, não caberia falar também em ética? Aos síndicos, no ato da escolha entre terceirizar ou não, talvez falte também um pouco de ética na reflexão antes de dispensar seus funcionários dedicados.
Voltando ao caso de nosso antigo sócio, hoje ele está a procura de emprego, desapontado e deprimido pela “traição” que, segundo ele, acabou de sofrer.
Paulo Ferrari
Presidente do Sindifícios
Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios de São Paulo