O Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina, se reuniu neste último dia 23, em Florianópolis, para empossar os novos conselheiros.
Dentre as demais autoridades, estava presente a Secretária de Estado da Saúde e também Deputada Federal Carmem Emília Bonfá Zanoto, que abriu a solenidade.
Nesta reunião foram empossados também os novos integrantes da CISTT estadual.
Os assuntos destaques desta reunião, foram fortalecer o Controle Social, e alavancar o projeto como a Regulação em Saúde para reduzir ou eliminar o estoque de filas para procedimentos, consulta e internações no SUS, devido ao alto tempo de espera que é um dos mais importantes motivos de avaliação negativa entre os usuários. O não acesso a intervenção em tempo oportuno pode agravar condições tratáveis e impactar na mortalidade, pelo que se observa com a crise do coronavírus, que ainda assola esse país.
Os gestores municipais podem usar a Regulação como ferramenta para otimizar o SUS em seu município, pois é uma estratégia para racionalizar os fluxos para acesso a tratamentos e interligar a rede de saúde. Não basta somente garantir a qualificação dos processos de Regulação, é preciso também analisar as filas já existentes, para não comprometer a efetivação do projeto.
É preciso fortalecer o SUS com novas contratações de profissionais, temporários se preciso, mas com certa emergência. É necessário implementar mutirões para procedimentos cirúrgicos na rede.
Enfim, é um fator relevante que se mantenha necessidades de encaminhamento, especialmente quando existe um grande espaço de tempo entre a data de solicitação e de agendamento da consulta.
Nós Sindicalistas somos o controle social desse pais, temos a obrigação de colaborar no sucesso do Sistema de Regulação, monitorando as ações em seus estados e municípios, para que ele seja transparente, possibilitando ao cidadão acompanhar o andamento das filas e das ações em tempo real. Quando medimos um processo entendemos como melhora-lo. Acredite é possível.
A luta faz a lei!
Luiz de Bittencourte
Secretário de Saúde da Força Sindical de Santa Catarina