Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Falando do Trabalho Decente
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Artigos
O trabalho deve ser fonte de prazer e não de sofrimento. No entanto, frequentemente nos deparamos com inúmeras formas de trabalho que contrariam esses princípios quando os trabalhadores desenvolvem suas atividades nas mais perversas condições de trabalho. Com isso, são inevitáveis os agravos à saúde, os transtornos mentais, muitas vezes evitáveis e que, por descaso, acabam acontecendo. A Organização Internacional do Trabalho, em boa hora, estabeleceu conceitos para definir o que é o trabalho decente. Isso foi em 1999 e, progressivamente, vem se tentando mudar o quadro atual do mundo do trabalho. Falemos de alguns deles:
Oportunidade de trabalho produtivo. O que é isso? É promover ações que permitam aos trabalhadores terem uma vida com um bom nível de bem-estar. Um emprego com um salário digno. Trabalho com liberdade de criação de ideias, com liberdade de participações em suas associações de classe, podendo ser, também, trabalhadores participantes ativos em seus sindicatos. Trabalho com jornada compatível com as condições fisiológicas de cada indivíduo. Nada de jornadas longas, com trabalhos pesados, causando adoecimentos e mortes.
Trabalho com respeito. Com dignidade, sem assédio moral, sem humilhação. Quando se fala em trabalho decente, se pensa na não precarização do trabalho. Isso implica em maquinário moderno, em avanços tecnológicos, mas, nós, do departamento de saúde do trabalhador, pensamos no importante papel da saúde e da segurança dos trabalhadores. É ter como norma, o respeito a quem contribui para o aumento do capital e merece todo o reconhecimento por assim fazê-lo. Para um trabalho decente, e aqui falamos sempre do tema da saúde, é preciso uma atenção às CIPAS. Para que sejam atuantes e representem os anseios dos trabalhadores. SIPATS que abordem aspectos interessantes para a melhoria das condições de trabalho.
Para um trabalho decente, é preciso que CATS (comunicações de acidentes e doenças do trabalho) sejam realmente registradas. Mais que isso, que a diminuição desses registros, seja pela não ocorrência desses acidentes e doenças e não por causa da omissão em não reconhecer o adoecimento por causa dos trabalhos desenvolvido em condições precárias. Enfim, pensar no trabalho decente é pensar de forma otimista, de forma consciente, acreditando que é possível, desde que passe a ser um pensamento coletivo acompanhado de ações e decisões concretas. Esperamos que para cada minuto gasto pelo trabalhador em seu dia de trabalho, lhe seja retribuído o necessário em remuneração decente, o necessário em garantias de saúde e que e que ele possa dizer que o trabalho não lhe rouba a saúde mas, o ajuda ser feliz dentro de uma sociedade cada vez mais justa. Trabalho decente é sinônimo de VIDA DECENTE. Trabalho DECENTE é ser decente com a VIDA SAUDÁVEL! Estamos nessa luta! E torcemos pelas conquistas vitoriosas!
João Donizeti Scaboli é Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR e Secretário de Saúde da Força Estadual São Paulo e Conselheiro Nacional de Saúde pela Força Nacional.