O ano de 2016 praticamente foi um ano em que enfrentamos grandes batalhas e desafios em todas as esferas.: nacional, municipal e principalmente no campo trabalhista.
Na esfera nacional, a força da população afastou do poder uma presidente que infelizmente deixou uma economia fragilizada, um crescimento negativo e um lastro de corrupção.
Na esfera municipal, temos os municípios com queda de arrecadação, tendo que economizar e deixar de investir e mais precisamente em Ribeirão Preto, um grande caso de corrupção que impacta na qualidade de vida de todos os cidadãos.
No mundo trabalhista, as investidas que tentam a todo custo tirar ou limitar os direitos dos trabalhadores não dormem ou tiram folga: são constantes, persistentes e muita das vezes vêm com a alegação de que é para um bem maior.
E isso é mais do que motivo para o nosso alerta diário, com atos, manifestos, assembleias, panfletagens e visitas contínuas nas empresas, fábricas e onde mais o Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região for chamado. Além da batalha que encaramos da Campanha Salarial que os patrões, mais uma vez, usaram a crise como desculpa.
Mas saímos vitoriosos, na grande maioria dos acordos firmados conquistamos a reposição da inflação e mantivemos as mais de 70 cláusulas sociais que cooperam e ajudam na qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras.
Para o próximo ano, as projeções da economia são um pouco melhores, com uma espera de aquecimento e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo o que o país produz em um ano. Dessa forma, com muito trabalho e sacrifício devemos fechar esse fase e começar, se Deus quiser, um novo ciclo de crescimento e fortalecimento da economia nacional e regional, para termos bons empregos com garantia de direitos.
É o que iremos buscar com a ajuda de todos, que em 2017 seja o início deste novo ciclo. Vem com a gente. Associe-se ao Sindicato.
Edmilson Domingues
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto