Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Força Sindical 24 anos
quinta-feira, 12 de março de 2015
Artigos
por João Carlos Gonçalves, Juruna*
O aniversário de mais um ano da Força Sindical nos leva a refletir sobre a construção da Central.
Hoje a Força, além de lutar pela Pauta Trabalhista, integra o debate nacional repercutindo a voz dos trabalhadores nas decisões dos Poderes em seus vários níveis. Assim, ela realiza uma de suas mais relevantes missões, apontada em sua fundação, em 8/03/91: um sindicalismo voltado a importantes questões atuais.
Esta construção se deu a partir de uma gama de ações que foram levantadas e sistematizadas pelo projeto dos 20 anos da Força Sindical, de 2011. Com a visão que o projeto nos proporcionou, podemos agora pensar sobre essa perspectiva de forma mais ampla.
A Força Sindical amadureceu com base em um admirável esforço político e ideológico de admitir, debater e orquestrar as mais variadas visões acerca da conduta da sociedade e de seus movimentos. Isto porque a diversidade de opiniões é a condição que melhor representa a realidade dos trabalhadores. E tal diversidade está marcadamente expressa em todos os níveis
da nossa instituição, desde a base até a direção executiva. Por isso sabemos como poucos como é delicado, e ao mesmo tempo importante, lidar com a democracia. Sabemos como ela deve ser cultivada.
Seria mais fácil se a cúpula da Central estivesse fechada com a mesma visão política sobre o País? Se simplesmente orientássemos nossa base a pensar como nós? Aparentemente sim. Mas esta seria uma situação artificial, para não dizer autoritária. Por isto, desde a fundação, o nosso diferencial é respeitar e expressar a visão dos trabalhadores, sem subestimálos, mas propondo a eles um ambiente de debates, negociações, compreensão da nossa época. É colocar a pauta de reivindicações dos trabalhadores acima de qualquer pretenso “projeto maior”. O nosso projeto político é lutar pela melhoria de vida da população tanto econômica, quanto social e culturalmente. Com este projeto a importância da Força Sindical na sociedade brasileira tende a crescer cada vez mais.
João Carlos Gonçalves, Juruna, secretáriogeral da Força Sindical