Palavra do presidente Milton em comemoração ao Dia do Comerciário
Amigos comerciários,
Próximos de comemorarmos mais um Dia do Comerciário, ressalto as lutas de nossa categoria que, desde seu surgimento, trabalha com dignidade e batalha pela conquista de direitos e de uma vida decente.
Orgulho-me em dizer que não sou apenas presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região, mas sim, essencialmente, comerciário e, por isso, faço questão de preservar minha história. Estar à frente de uma categoria da qual já vivenciei me torna ainda mais engajado e capacitado para ampará-los e fazer do meu trabalho o melhor possível, pois, conheço os valores, necessidades e aflições de cada um.
A luta faz parte de nosso cotidiano, desde o século passado, quando os trabalhadores do comércio batalhavam por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Nessa época, a categoria cumpria jornadas de trabalho abusivas – mais de 12 horas diárias – além de trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga.
Com o auxílio das primeiras associações e uniões de trabalhadores (hoje conhecidas como sindicatos), no dia 29 de outubro de 1932, milhares de comerciários organizaram uma manifestação em direção ao então presidente, Getúlio Vargas. Na ocasião, entregaram suas reivindicações, como: jornada de trabalho de 8 horas diárias e repouso remunerado aos domingos.
Precursores na conquista de direitos mais justos e decentes, os comerciários tiveram suas reivindicações acatadas por Getúlio Vargas, no dia 30 de outubro, que desde então, ficou conhecido como Dia do Comerciário. A união e o espírito de luta daqueles comerciários se faz presente ainda nos dias de hoje, pois, a categoria continua vivaz e segura, sempre lutando por novos direitos, maiores salários e dignidade.
A regulamentação da categoria comerciária é também símbolo dessa determinação. Em março de 2013, a categoria deixou de ser uma função para ser considerada uma profissão, de acordo com a lei 12.790/13. Essa conquista foi, mais uma vez, resultado de muitos anos de luta empenhada de todos os trabalhadores do comércio.
Parabéns comerciários, pela importante função que cumprem na sociedade, que juntos, possamos continuar lutando por direitos e benefícios que nos dignificam. Representá-los é, definitivamente, um presente para mim.
Abraços!
Milton de Araújo
Presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região