Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

Impactos da reforma trabalhista na Espanha

domingo, 8 de janeiro de 2023

Artigos

Impactos da reforma trabalhista na Espanha

Por: Clemente Ganz Lúcio
Completou um ano que a Espanha celebrou o acordo de mudança na legislação trabalhista e na negociação coletiva. Depois de nove meses, encerrados em dezembro de 2021, o governo espanhol, as entidades sindicais (CCOO e UGT) e empresarias (CEOE e CEPYME), chegaram a um acordo ambicioso, que mudou a trajetória do sistema de regulação laboral e de relações de trabalho naquele país. Referendado pelo Conselho de Ministros, o acordo foi aprovado em 25 de janeiro de 2022 pelo Congresso de Deputados da Espanha (Decreto 32/2021).
 
Essa nova legislação recolocou os sindicatos como protagonistas do jogo social e econômico para disputar a regulação das condições de trabalho e dos salários, valorizando as negociações coletivas setoriais e impedindo que acordos por empresas reduzam os patamares fixados setorialmente. Garantiu aos sindicatos o direito de representação de todos os trabalhadores com a ampliação do âmbito de negociação e de cobertura dos acordos para os serviços terceirizados na cadeia produtiva das empresas.
 
Outra diretriz estruturante da nova legislação é a concepção da qualidade do emprego, do direito e da dignidade da pessoa que vive do trabalho. O combate à cultura da temporalidade, até então predominante nas formas de contratação e com graves impactos sobre as taxas de rotatividade, abriu caminho para o sistema produtivo gerar empregos estáveis e, portanto, abandonar a flexibilidade que precariza os postos de trabalho e gera vulnerabilidade na condição de vida dos trabalhadores.
 
Para isso, a diretriz base da reforma determinou que o contrato de trabalho de prazo indeterminado é a forma prevalente de inserção laboral. De outro lado, colocou limites ao contrato de prazo determinado, em especial ao de curtíssima duração, eliminando a possibilidade dos contratos de empreitada ou de serviço, a forma mais perversa do contrato de trabalho. Para os setores com sazonalidade cíclica recorrente, regulou-se o contrato fixo descontínuo. Outro aspecto muito importante foi a regulação dos empregos para os jovens, com medidas que passaram a normatizar de maneira mais equânime os direitos trabalhistas vinculados ao primeiro emprego e os contratos de experiência.
 
Muitos argumentaram que essas medidas que alteraram mais de 50 reformas laborais, feitas durante 40 anos, realizadas no sentido da flexibilização, vulnerabilidade, precarização e redução do custo do trabalho, ampliariam os graves problemas do mundo do trabalho na Espanha. Pois bem, durante o último ano as novas regras estiveram em vigor e o que se observa?
 
Os dados publicados recentemente pelos Ministério do Trabalho e Ministério do Previdência Social revelam que os contratos de prazo indeterminado com jornada completa aumentaram em cerca de 5 milhões em relação ao ano anterior (2021). De outro lado reduziu-se em mais de 9 milhões o volume de contratos temporários.
 
Observa-se a redução do desemprego continuamente ao longo do último ano, representando uma queda 8,6% nesse período. Apesar da desaceleração do crescimento econômico global, das incertezas e da pressão inflacionária, os dados mostram um novo dinamismo do mercado de trabalho espanhol e uma resistência diferenciada da economia advinda nos empregos gerados, da renda do trabalho sustentando a demanda e o consumo das famílias.
 
Observa-se também impactos positivos sobre as contas públicas como, por exemplo, o aumento continuado da contribuição para a previdência social. São os melhores resultados dos últimos 15 anos.
 
Entre os jovens há melhora da qualidade da contratação e chega-se aos menores níveis de desemprego juvenil dos últimos 26 anos.
 
Nesse contexto de crise, o mercado de trabalho espanhol mostrou-se mais resiliente, revelando que as regras que induziram uma dinâmica virtuosa de contratação, que combate a precariedade, que reduz os contratos de curtíssima duração, que preserva os empregos, revelou-se um escudo protetivo muito importante para toda a economia.
 
Observa-se também uma mudança na qualidade dos contratos temporários pois, a sua duração aumentou em média 52 dias em relação ao ano anterior. De outro lado, os contratos com menos de 30 dias tiveram uma redução de 3,3 milhões.
 
Os impactos positivos foram observados em todos os setores econômicos.
 
Esses resultados são sinalizações importantes para o nosso país que, desde 2017, insistiu em copiar as dezenas de reformas liberais espanholas, também aqui legalizando a precarização.
 
Agora a hora é de mudar e voltarmos a mobilizar um crescimento econômico virtuoso, industrializante, com geração de empregos de qualidade, crescimento dos salários e proteções sociais, trabalhistas, sindicais e previdenciárias. Para isso, teremos os desafios de modernizar a legislação trabalhista, fortalecendo e valorizando a negociação coletiva, realizada por sindicatos de ampla base de representação e de representatividade, com autonomia organizativa e capacidade para dar tratamento aos conflitos laborais.
 
Clemente Ganz Lúcio é sociólogo, assessor do Fórum das Centrais Sindicais e ex-diretor técnico do Dieese
Eleições, joio e trigo
Eusébio Pinto Neto

Eleições, joio e trigo

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas
Maria Auxiliadora

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica
Carolina Maria Ruy

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica

Acontecimento relevante
João Guilherme Vargas Netto

Acontecimento relevante

Saúde mental: responsabilidade de todos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

Saúde mental: responsabilidade de todos

Dignidade, equilíbrio e respeito!
Gleberson Jales

Dignidade, equilíbrio e respeito!

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento
Andréa Gato

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador
Nilton Souza da Silva, o Neco

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais
José Roberto da Cunha

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Nota – Em defesa das instituições e da democracia
Força 10 SET 2026

Nota – Em defesa das instituições e da democracia

SINTRABOR participa de encontro sindical internacional no México
Força 10 SET 2026

SINTRABOR participa de encontro sindical internacional no México

Cartilha do Sindnapi destaca protagonismo da pessoa idosa
Força 10 SET 2026

Cartilha do Sindnapi destaca protagonismo da pessoa idosa

Sinpospetro RJ avança em fiscalização nos postos
Força 10 SET 2026

Sinpospetro RJ avança em fiscalização nos postos

Porco no Rolete reúne eletricitários em Praia Grande
Força 10 SET 2026

Porco no Rolete reúne eletricitários em Praia Grande

Operação resgata 479 trabalhadores da escravidão moderna
Imprensa 10 SET 2026

Operação resgata 479 trabalhadores da escravidão moderna

MPT apoia fim da 6×1 e propõe ajuste no texto
Força 10 SET 2026

MPT apoia fim da 6×1 e propõe ajuste no texto

Trabalhadores da saúde aprovam greve a partir de segunda em SP
Força 10 SET 2026

Trabalhadores da saúde aprovam greve a partir de segunda em SP

Sindec-POA debate novas regras de desligamento na Renner
Força 9 SET 2026

Sindec-POA debate novas regras de desligamento na Renner

Curso da Fundacentro debate Cipa, SST e negociação sindical
Força 9 SET 2026

Curso da Fundacentro debate Cipa, SST e negociação sindical

Metalúrgicos acompanham eleição da CIPAA na MSB
Força 9 SET 2026

Metalúrgicos acompanham eleição da CIPAA na MSB

Previdência deve ser sustentável e não retirar direitos, defende Milton Cavalo
Força 9 SET 2026

Previdência deve ser sustentável e não retirar direitos, defende Milton Cavalo

Trabalhadores da Dinatecnica conquistam aumento na PLR
Força 9 SET 2026

Trabalhadores da Dinatecnica conquistam aumento na PLR

Vote pelo desenvolvimento do Brasil
Palavra do Presidente 8 SET 2026

Vote pelo desenvolvimento do Brasil

Sintracon-SP reforça direito à segurança no trabalho
Força 8 SET 2026

Sintracon-SP reforça direito à segurança no trabalho

Sabores da Fazenda é cancelado devido ao mau tempo
Força 8 SET 2026

Sabores da Fazenda é cancelado devido ao mau tempo

Eleições, joio e trigo
Artigos 8 SET 2026

Eleições, joio e trigo

Sindec-POA abre campanha por ganho real e jornada menor
Força 8 SET 2026

Sindec-POA abre campanha por ganho real e jornada menor

Câmara aprova Convenção 190 contra assédio no trabalho
Imprensa 4 SET 2026

Câmara aprova Convenção 190 contra assédio no trabalho

STIEESP celebra 81 anos de luta pelos eletricitários
Força 4 SET 2026

STIEESP celebra 81 anos de luta pelos eletricitários

Metalúrgicas reforçam ações do Setembro Amarelo
Força 4 SET 2026

Metalúrgicas reforçam ações do Setembro Amarelo

Sinpospetro-RJ mantém luta por reajuste na Campanha 2026
Força 4 SET 2026

Sinpospetro-RJ mantém luta por reajuste na Campanha 2026

Centrais comemoram avanço das 40 horas no Senado
Força 4 SET 2026

Centrais comemoram avanço das 40 horas no Senado

Sintepav-BA fortalece atuação em sete municípios baianos
Força 4 SET 2026

Sintepav-BA fortalece atuação em sete municípios baianos

Trabalhadores da saúde protestam e cobram valorização
Força 4 SET 2026

Trabalhadores da saúde protestam e cobram valorização

Químicos de Suzano iniciam assembleias da Campanha Salarial
Força 3 SET 2026

Químicos de Suzano iniciam assembleias da Campanha Salarial

Escola Sinthoresp prepara parceria com Francisco Pio
Força 3 SET 2026

Escola Sinthoresp prepara parceria com Francisco Pio

FETIASP acompanha avanço pelo fim da escala 6×1
Força 3 SET 2026

FETIASP acompanha avanço pelo fim da escala 6×1

Sinthoresp reforça treinamento das equipes de limpeza
Força 3 SET 2026

Sinthoresp reforça treinamento das equipes de limpeza

Repórter Sindical recebe Serginho para debate trabalhista
Força 3 SET 2026

Repórter Sindical recebe Serginho para debate trabalhista

Aguarde! Carregando mais artigos...