Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Impostos maiores fazem inflação galopar
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Artigos
Mais do que a incompetência administrativa de Dilma Roussef e do PT, eu sempre temi a volta da inflação, um câncer que corrói o salário e o emprego do trabalhador.
Em discursos e artigos, sempre salientei meu medo que, infelizmente, tem todos os motivos para se concretizar.
Nem bem começou o segundo mandato de Dilma, e já se espera, no primeiro biênio de 2015, um aumento da inflação em torno de 2%.
Que ninguém tenha dúvida. Os aumentos de impostos promovidos pelo governo levarão os índices inflacionários a registrarem as mais elevadas taxas dos últimos 12 anos para o período entre janeiro e fevereiro.
Pior é que não sou eu que digo. Aliás, o próprio Ministério da Fazenda admite que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve acumular uma alta igual ou superior a 2% entre janeiro e fevereiro deste ano.
Sendo assim, teremos um resultado quase duas vezes superior ao verificado em igual período de 2014.
Se Dilma decidir repassar às contas de luz os valores reivindicados pelas distribuidoras de energia elétrica, a alta da inflação atravessará março e abril fácil fácil.
Vejo que desde 2003 o IPCA não registrava uma elevação igual ou superior a 1% no primeiro mês de um ano.
Está aí o legado do primeiro mandato da Dilma.
E isso é resultado de manobras espúrias do PT para se manter no poder a qualquer custo, mesmo se a vítima for o bolso do povo brasileiro.
Ramalho da Construção,presidente do Sindicato da COnstrução Civil de São Paulo e deputado estadual (PSDB-SP)