Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Industrialização e Justiça Social
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Artigos
A indústria brasileira procura caminhos para enfrentar a estagnação diante do aumento das importações e da perda de competitividade. Um passo importante neste sentido foi reunir no dia 26 de maio, em São Paulo, empresários, governo e dirigentes sindicais no seminário “Brasil do Diálogo, da Produção e do Emprego”.
Tive a honra de participar como debatedora, representando a CNTM e a Força Sindical, do lado dos companheiros Paulinho, presidente da central, Miguel Torres, vice-presidente, e Juruna, secretário-geral. Na ocasião, além de considerar justas as reivindicações do setor industrial, defendi a tese de que as soluções encontradas não podem atingir os direitos da classe trabalhadora nem a liberdade de organização sindical.
Para alcançarmos o desenvolvimento que almejamos, precisamos lutar por um País que ofereça, antes de tudo, um ensino público de qualidade, e que saiba aproveitar melhor o potencial produtivo, criativo e intelectual da classe trabalhadora e garantir melhores condições de vida e trabalho para todos.
É preciso modernizar, sim, a indústria nacional, mas com as seguintes contrapartidas: a geração de empregos de qualidade, com jornada reduzida, o pagamento de melhores salários e benefícios, a inclusão social e o fim da precarização do trabalho.
Mônica L. Veloso
Presidenta da CNTM