Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Levar mais a sério as eleições no Brasil
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Artigos
O movimento sindical brasileiro precisa levar mais a sério as eleições no Brasil. A escolha de Presidente da República a vereador, pode fazer a diferença para a vida dos trabalhadores, que podem ser “privilegiados” ou “vítimas” das ações dessas autoridades do Executivo e Legislativo em todos os níveis.
Levar a sério é ajudar o trabalhador a despertar seu senso crítico, sua capacidade de avaliar melhor o perfil dos candidatos que se apresentam aos montes nos períodos eleitorais. A maioria dos trabalhadores não se lembra em quem votou nas últimas eleições para presidente da república, governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador. Lamentável! Pois, se não se lembra, como cobrá-los para que defendam seus direitos?
O papel do movimento sindical brasileiro, num ano eleitoral como este, é de fundamental importância para avançarmos (progredirmos) na conscientização do poder do voto. Sempre que possível, esse assunto deve ser levado às assembleias, às reuniões, com panfletagem e outros instrumentos, para formar cidadãos (trabalhadores que representamos enquanto sindicalistas) críticos e criteriosos na escolha dos nossos governantes.
Sabemos que essa ação não vai resolver o problema geral que é de ponta a ponta em nosso País, mas pelo menos estaremos fazendo a nossa parte nesse processo lento e gradativo.
A escolha de candidatos ao legislativo e executivo, pode muito bem ser de pessoas do nosso próprio meio. Ou seja, nada impede que lideranças sindicais procurem ocupar espaços nas assembleias legislativas, na Câmara Federal, Senado ou em qualquer outro espaço político regional ou nacional. Temos e precisamos ser ambiciosos e ousados sim! A esse ponto, de apoiar nossa própria gente para esses cargos. Chega de elegermos pessoas alheias às lutas e bandeiras dos trabalhadores brasileiros. Vamos apoiar a nossa gente ou aqueles realmente comprometidos com nossa classe.
Precisamos evoluir enquanto sindicalistas! Precisamos ousar e mudar, agora!!
Idelmar da Mota Lima, presidente da Força Sindical Mato Grosso do Sul , diretor da CNTC e presidente da Fetracom/MS