Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Licença e prioridade a quem tem lições de vida a dar!
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Artigos
24 de janeiro é dia de reconhecimento aos que muito fizeram pelo engrandecimento do Brasil, não só no aspecto econômico, quanto político e principalmente social.
Nessa data se comemora o Dia Nacional do Aposentado, daqueles onde a sabedoria fez sua morada.
Infelizmente, nos nossos tempos vivemos uma inversão de valores. Sim, pois a terceira e melhor idade está relegada a um segundo plano.
Ora, foram os aposentados de hoje que construíram trilhas e caminhos de nossos dias, por onde passam os jovens e sua vocação de ampliar horizontes.
O presente, todavia, comete um erro ao imaginar o futuro sem levar em conta as lições do passado.
Erra e se equivoca ao não consultar os mais velhos e, assim, usufruírem mais e mais da fantástica experiência de vida que reuniram na longa e tortuosa estrada da vida.
Fariam justiça os jovens se saíssem às ruas para lutar, também, pela qualidade de vida dos nossos aposentados, cuja grande maioria recebe salário de esmola e não tem reajuste real de salários há bons pares de anos em razão do descaso explícito do governo federal.
A explicação para isso é característica da insensibilidade de um sistema capitalista selvagem:
Aposentado não trabalha, portanto deixa de produzir riquezas para a Nação. E mais: Se fizerem greve, em nada afetarão a economia.
Triste Brasil. Desperdiça a cultura que o aposentado agregou enfrentando o dia a dia em busca de melhores condições de vida para as gerações futuras.
No Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo, acontece justamente o contrário. Lá os decanos têm voz, vez e influência nos destinos da categoria. São respeitados e participam da vida da entidade, contando com um Departamento próprio que frequentam permanentemente e se sentem não apenas úteis, mas essenciais.
Que o dia 24 de janeiro seja de festa e, também, de reflexão. Será que a experiência do passado não nos daria um futuro melhor de presente? Estou certo que sim.
Antonio de Sousa Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de SP e deputado estadual pelo PSDB