Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Luta da classe trabalhadora
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Artigos
Comemorado há 88 anos no Brasil, o Dia do Trabalho, além de ser uma data que celebra as conquistas dos trabalhadores alcançadas ao longo dos anos, é uma homenagem aos operários que reivindicaram melhores condições de trabalho há 127 anos.
No dia 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores realizaram uma grande manifestação em Chicago, Estados Unidos, em que protestavam contra condições desumanas de trabalho e reivindicavam a redução da jornada de 13 para oito horas. Alguns dias depois, outra manifestação na cidade ocasionou o confronto entre manifestantes e policiais, resultando a morte de trabalhadores.
Em junho de 1889, o Congresso Internacional Socialista, que reunia sindicatos e partidos socialistas em Paris, França, estabeleceu o 1º de maio como Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador em homenagem aos operários que participaram dos confrontos com policiais e pagaram com a própria vida a conquista de melhores condições de trabalho.
Após a França estabelecer a data, a Rússia adotou o Dia do Trabalho, em 1920. No Brasil, a chegada de imigrantes europeus trouxe os princípios organizacionais e leis trabalhistas. Em 1917, trabalhadores realizaram a Greve Geral paralisando o comércio e a indústria. Com o fortalecimento dos trabalhadores, em 1924, o presidente Artur Bernardes decretou feriado nacional no 1º de maio. No entanto, a data ainda era marcada por protestos e greves.
Com isso, o presidente Getúlio Vargas passou a usar o dia para anunciar benefícios a classe trabalhadora e transformou a data no Dia do Trabalhador, que passou a ser comemorado com festas populares.
Uma história de conquistas, perseverança, e, principalmente, de luta diária que acarretou em melhores condições de trabalho para homens e mulheres dentro do ambiente profissional. Ainda há muito a ser feito e que os dias de reivindicações em 1886 sigam de exemplo para aqueles que continuam lutando pela classe trabalhadora. O Sintrasp deseja conquistas em suas lutas a todos os servidores públicos.
Jessé de Castro Moraes
Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Osasco (Sintrasp)