Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Manobras do Congresso tentam barrar aumento de 10% para o SUS
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Artigos
O Congresso Nacional ignorou a importância do PLP 321/13, que pleiteia a aplicação federal no SUS, já no próximo período orçamentário, do montante igual ou superior de 10% de suas receitas correntes brutas. O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública (SUS + 10%), composto de várias entidades
representativas da sociedade civil, conseguiu reunir dois milhões e cem mil assinaturas para dar entrada no PLP 321/13. A falta de recursos no SUS tem levado a população brasileira a um sofrimento terrível nas filas de atendimento dos hospitais e prontos socorros da rede pública em todo o país.
Lutar por uma saúde pública de melhor qualidade para todos os brasileiros é uma das principais propostas do SinSaudeSP para 2014. Nosso Sindicato, juntamente com a CNTS é um dos integrantes do movimento Saúde + 10% e participou de sua criação.
Por isso mesmo, não vamos compactuar com o descaso nas respostas e a omissão das autoridades governamentais quanto ao pleito. É responsabilidade do Governo definir e direcionar políticas e ações para atender às reivindicações da sociedade, que anseia por exercer seu legítimo direito à saúde, previsto pela Constituição Federal. O sistema universal de saúde foi criado para promover a justiça social, meta que infelizmente não está sendo cumprida. Vamos então à luta, junto com a Central Força Sindical, para fazer valer nosso legítimo direito à saúde pública de qualidade. Pela aprovação imediata do PLP 321-13 (SUS+10). Mais verbas para o SUS!
José Lião de Almeida, presidente do SinSaudeSP e da CNTS