Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Mensagem do Ramalho da Construção
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Artigos
Antes de ser sindicalista, trabalhei em mais de 700 canteiros de obras de São Paulo.
Sei muito bem como é difícil defender o pão de cada dia desenvolvendo atividades que apresentam riscos de vida e à saúde do trabalhador.
Vi muita gente morrer. Vi muita gente ficar mutilada pelo resto da vida. Tenho consciência e ciência dos impactos que os acidentes causam no ambiente do local de trabalho e, principalmente, nos destinos da família do profissional acidentado.
Sei bem que ocorrências nefastas e indesejáveis como essas não acontecem apenas na Construção Civil, mas, também em outros setores.
No Brasil, conforme dados de 2007, somente entre trabalhadores formais (30% da população economicamente ativa da ocasião, foram contabilizados mais de 653 mil acidentes.
Essa verdadeira matança precisa parar. E as manifestações da Força Sindical em prol do Dia Mundial em Memória às Vítimas de acidentes de Trabalho, somam muito nesse sentido, na medida em que alertam a sociedade sobre o problema.
Antonio de Sousa Ramalho
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo e Vice-Presidente da Executiva Nacional da Força Sindical