Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Meu Maio
terça-feira, 30 de abril de 2013
Artigos
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições desumanas de trabalho a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias.
O movimento em Chicago foi duramente reprimido, provocando mortes entre os trabalhadores. Em memória aos mártires, e reivindicações operárias que nesta cidade aconteceram em 1886, por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
O mundo pulsa cheio de lembranças. Retornamos datas todos os anos, para pausarmos e reler a história e, assim, recontá-la.
Sempre ouvimos dizer: “por que no dia do trabalho os trabalhadores parariam de trabalhar?” Desse pensamento nascem muitas anedotas, que nos remetem até a tal preguiça, atribuída a quem normalmente constrói a riqueza de um país, os trabalhadores e trabalhadoras.
Mas, como canta o poema de Maiakovski: “A todos que imploram feriado. Às costas que a terra extenua”, façamos uma pausa, um descanso para o trabalhador e a trabalhadora rememorarem sua história e comemorarem suas conquistas.
Estas conquistas justamente comemoradas lembram este ano a CLT, que completa 70 anos. A Consolidação das Leis do Trabalho, principal norma legislativa brasileira sobre o Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, durante o período do Estado Novo, na primeira administração do presidente Getúlio Vargas.
A CLT unificou as leis trabalhistas existentes no Brasil e foi um marco por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Ainda hoje é uma das legislações mais avançadas do mundo e deve ser protegida.
Boa reflexão para todos e todas!
Helena Ribeiro da Silva
Presidenta-SEAAC de Americana e Região