Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Meu voto, meu futuro!
terça-feira, 1 de julho de 2014
Artigos
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Ibope aponta que ¼ da população não está interessada nas eleições de outubro, quando os brasileiros irão às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados. Conforme a pesquisa, 16% dos entrevistados disseram estar “muito interessados” nas eleições deste ano, 29% responderam “interesse médio" e 26% avaliaram ter “pouco interesse”. Atualmente, a bancada empresarial ocupa 45% dos cargos no Congresso Nacional, segundo estudo do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
Ora, ninguém se elege para qualquer cargo público apenas com os votos capitalistas. Isso significa que tem muito trabalhador votando em candidato não compromissado com sua causa ou se abstendo do voto. E aí o bicho pega, pois a mídia patronal estima que cada trabalhador que se abstém nas urnas, contabiliza dois votos a mais para os candidatos do capital.
Assim, levando-se em conta que o voto consciente é um importante instrumento para ampliar o empoderamento dos trabalhadores nas esferas executivas e legislativas, através de representantes que estejam efetivamente compromissados com a causa trabalhadora, com o desenvolvimento participativo e combate à desigualdade, é importantíssimo que o movimento sindical se mobilize, chamando os trabalhadores para que exerçam conscientemente seu direito ao voto.
Para equilibrar as forças democráticas, precisamos de gestores e legisladores que valorizem a força de trabalho, a igualdade social e o desenvolvimento sustentável. Assim, faz-se importante que os trabalhadores conheçam a estória dos candidatos e seus partidos, votando a favor daqueles que defendam seus interesses, pois a omissão abre caminho para que políticos engajados com o setor patronal sejam eleitos, mantendo ou ampliando suas bases, minando a força das causas trabalhistas.
As eleições são a primeira partida do jogo de poder e precisamos melhorar nossa “mão” neste jogo!
Helena Ribeiro da Silva – Presidenta do Seaac de Americana e Região, Diretora da Secretaria Geral da FEAAC e Secretária Estadual da Mulher da Força Sindical São Paulo