Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Mulher: Política e Poder
segunda-feira, 10 de março de 2014
Artigos
Pensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira, mais especificamente sob a ótica da política, é um exercício necessário. Essa discussão é extremamente importante quando ainda sentimos vivos resquícios de uma sociedade sob o patriarcalismo e machismo.
Em termos históricos o espaço feminino na política está se expandindo, mas não nas proporções esperadas se considerarmos o crescimento do eleitorado feminino e a criação de normas legais garantindo sua participação. Quando observamos a situação das brasileiras na esfera da política do país na última década, o primeiro aspecto a destacar é, sem sombra de dúvida, a pouca participação feminina nas esferas do poder. Apesar do cargo máximo da República ser ocupado por uma mulher, o fato histórico e inédito da eleição de Dilma Rousseff não esconde os resultados que persistem nos indicadores de representação no Parlamento.
Na década de 40, nos Estados Unidos, as mulheres foram convocadas para as fábricas na falta de homens que tinham ido para a guerra, mas depois voltaram para casa. O mesmo aconteceu na Revolução Francesa, onde foram descartadas. Agora, não. Nossa luta é para que nas próximas décadas o processo de ocupação das mulheres no mercado de trabalho, nos espaços de poder e de decisão seja intensificado ao ponto de tornar-se natural. Vivemos uma longa espera para ter a primeira mulher presidente, não podemos tolerar mais tanta demora.
Criada no dia oito de março de 1991, a Força Sindical reuniu esforços para aumentar a participação das mulheres nos sindicatos e nos cargos públicos, cujo objetivo é ampliar e fortalecer a inserção da mulher nos espaços de poder por meio de campanhas institucionais e de sindicalização. A Força luta pela implementação de políticas públicas transversais, contra todas as formas de discriminação de raça e gênero que possam deter o empoderamento das mulheres.
É por justiça social e pelos Direitos Humanos das Mulheres que precisamos garantir a inserção da mulher em condições de igualdade no sistema político e nos sindicatos. Continuaremos a fomentar a valorização da mulher, do Trabalho Decente e da vida, pois isso faz parte da Agenda da nossa Central.
Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da CSI