Imagem do dia
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, reuniu-se com o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo, nesta terça-feira (4), debater propostas para o Brasil.
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Negociação vitoriosa garante aumento de 10,3% nos pisos dos comerciários de Porto Alegre
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Artigos
Neste ano o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre implementou uma Campanha Salarial forte centralizada na política de recomposição dos pisos, garantindo estabilidade para a categoria comerciária e também o cumprimento das cláusulas da convenção coletiva, um ganho inédito em uma negociação.
Sabemos que o aumento real é importante, mas também detectamos a necessidade de valorização do piso salarial, através de uma pesquisa do Dieese que mostra alto índice de rotatividade entre a categoria, não só pelo excesso de jornada de trabalho, mas também pelo baixo piso. Por este motivo, a conquista de 4% de aumento no piso, é uma vitória para os comerciários.
Além do reajuste de 7,93% para os salários em geral, que representa um ganho real de 1,5%, o Sindec-POA conseguiu um grande avanço na convenção do setor lojista. Trata-se da aplicação de multa para empresas que descumprirem as cláusulas da convenção. O valor pode variar de R$ 1 mil a R$ 50 mil por trabalhador e será aplicado por uma comissão paritária composta pelo Sindec e pelos sindicatos patronais.
Também conseguimos assegurar através da Convenção Coletiva, o fechamento do comércio nos dias 24 e 31 de dezembro às 18 horas nos shoppings e às 19 horas no comércio em geral, com aplicação de multa para as empresas que desrespeitarem o acordo. Ainda garantimos o fechamento do comércio, nos meses de janeiro a novembro, até às 22 horas e a manutenção de todas as cláusulas sociais como auxílio creche, quebra-de-caixa e quinquênio.
A nossa união também assegurou a ampliação das negociações de PLR – Participação nos Lucros e Resultados, que irá valorizar o trabalho da categoria e uma política de acompanhamento do banco de horas com novos critérios e multa para descumprimento.
Esses avanços foram possíveis graças à participação e mobilização da categoria, que esteve presente em todas as assembleias e a capacidade de negociação da diretoria que coloca o comerciário e sua família em primeiro lugar. Também se soma a isso, a atuação massiva do Sindec junto ao comércio de Porto Alegre, assegurando durante o ano inteiro que os direitos de todos os comerciários fossem cumpridos. Essa vitória mostrou a força da categoria. Parabéns comerciários!
Nilton Neco – Presidente do Sindec-POA