Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
No SINDEC , a força do comerciário
terça-feira, 26 de julho de 2011
Artigos
Prestes a completar oito décadas de existência, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre ostenta um patrimônio ainda maior que os prédios e a invejável estrutura da entidade, a maior do ramo privado do Rio Grande do Sul.
Ao ingressar na sede central da entidade, observamos um intenso movimento de pessoas em busca da rede de serviços e benefícios, mas também de orientação do setor de fiscalização e dos advogados do SINDEC, que ajudam o comerciário e conhecer e defender os seus direitos.
Diariamente, mais de mil pessoas, entre sócios e dependentes, procuram a sede central, as creches e o centro recreativo, em Ipanema, em busca das soluções do sindicato para os problemas da vida da grande família comerciária.
No cotidiano, sindicato e comerciários caminham juntos em busca de qualidade de vida e avanços, que vem de todas as formas.
Mas o sindicato vai além de sua missão de resguardar os direitos da classe em na convenção coletiva – na qual estão escritas conquistas como o qüinqüênio, o auxílio-creche à mãe comerciária – como ainda intervém as esferas em que são decididas questões-chave para a categoria, como a regulamentação da profissão de comerciário e a redução da jornada de trabalho, campanhas feitas conjuntamente com a Força Sindical e entidades sindicais de todo o país.
Nosso sindicato foi a primeira entidade sindical do mundo a escrever em convenção coletiva a cláusula do Trabalho Decente, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir da qual o trabalhador fica à disposição da empresa desde quando acorda até o momento em que retorna para casa. Daí vem a convicção de que a luta salarial, mesmo vital para a sobrevivência do trabalhador, não é insuficiente para contemplar o tempo da vida que o empregado dedica ao trabalho, tendo de se levar em conta o ambiente de trabalho e as condições da realização das funções.
Essa preocupação com o futuro e o bem-estar da classe é notado nas obras que permanentemente modernizam o prédio central. Atualmente, o oitavo andar está em reformas para duplicar a área do refeitório, permitindo que mais comerciários utilizem o espaço no diversificado horário do comércio. Já concluída e com previsão de entrega no começo de agosto, o sindicato montou um espaço de informática – a Lan House do SINDEC – disponibilizando outro espaço de convivência para os filhos dos associados.
A secretaria, que é a porta de entrada do SINDEC e o local em que os sócios fazem requerimentos diversos, ainda está em obras e segue o caminho do terceiro, quarto e quinto andares, os primeiros a ser reformados.
Nosso maior patrimônio e razão de ser do SINDEC é o comerciário que representamos e a grande família cujo alcance se aproxima a um terço da população de Porto Alegre.
Aos 79 anos de vida, sentimos o vigor da renovação e olhamos para a frente com a certeza de que ainda escreveremos novas páginas dessa bela história, da qual a Estatuinte Comerciária serve de exemplo, pois foi nela que os comerciários decidiram que a mulher comerciária pode colocar o marido como seu dependente no SINDEC.
Parabéns, comerciários de Porto Alegre pelo sindicato forte que construímos juntos. A expressão e o respeito do SINDEC perante a sociedade vem da classe que atende o consumidor e ajuda a dar vazão à produção industrial, com técnica e disposição. Essa é a nossa força.
Nilton Neco é presidente do Sindec