Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Nossa saudação ao dia 20 de novembro
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Artigos
Em 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra, celebração que remete a morte de Zumbi dos Palmares, guerreiro símbolo da resistência à escravidão no Brasil, que foi morto nessa mesma data, em 1695. Uma data que representa um importante momento de reflexão sobre a história do povo negro no Brasil.
A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados lutaram muito e ainda lutam para essa data ser estabelecida como feriado. Em 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.519/2011, instituindo a data, mas não oficializou como feriado. Sendo assim, continuaremos a reivindicar que ele seja adotado em todo o país.
Ressaltamos que no Brasil, os direitos dos negros necessitam de mais respeito e amplitude. Sabemos que em nossa sociedade existe uma grande urgência para que os espaços de debates, sobre questões raciais, sejam cada vez mais estendidos.
Não podemos deixar de destacar que nossa Federação é contemplada com a atuação dinâmica de dirigentes e lideranças, compromissados há muitos anos, por maiores avanços nas políticas de igualdade. O companheiro Djalma de Paula, que preside o STI Rio Claro, e toda a sua diretoria têm um importante papel na luta pela igualdade de oportunidades e direitos. Além disso, na pessoa do coordenador do departamento de Igualdade Racial da FEQUIMFAR, Francisco Quintino, saudamos a todos os demais companheiros e companheiras que também estão imbuídos nessa luta por direitos trabalhistas e civis. Lembrando que o companheiro Quintino além de ser uma voz atuante frente à questão, também foi um participante ativo, representando os químicos e a Força Sindical, na 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em Brasília, quando a presidente Dilma anunciou um projeto, em caráter de urgência, que destina 20% de vagas em concursos públicos para negros.
Por isso, com o apoio referendado dos nossos sindicatos filiados, juntos com a CNTQ e a Força Sindical, vamos dar continuidade a todas as nossas ações e atividades sindicais, somadas a interlocuções junto ao governo federal e, também nas prefeituras e câmaras municipais para que avanços nas questões de igualdade racial ocorram e, que este importante dia seja transformado oficialmente em feriado, para celebrar e marcar a importância do povo negro na vida e construção de toda a sociedade brasileira.
Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical