Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
O desafio da representação política dos trabalhadores
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Artigos
Como afirmou o Professor de Ciência Política da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Cláudio André de Souza, o conceito de representação revela uma complexidade historicamente situada no pensamento político moderno. De acordo com o professor, a representação como conhecemos hoje era utilizada pelos romanos para dar significado a um ato de trazer literalmente à presença algo previamente ausente. A representação – a ação pela qual uma pessoa age por outra – passou a ter um sentido político a partir do século 17, aproximando-se da gramática política do projeto democrático.
Em 2014 elegeremos deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente. É o momento de assumirmos o compromisso de aumentar a representatividade dos trabalhadores no poder político e democrático. Dentre as várias conquistas históricas, a organização sindical demonstrou a sua importância na sociedade sendo uma das protagonistas da redemocratização do país. Contribuímos para a construção de um Brasil democrático, que culminou, pela primeira vez na história, na eleição de um presidente com raízes no movimento sindical. Estes fatos reforçam a tese da importância dos representantes dos trabalhadores na elaboração de políticas públicas e sociais. Porém, para termos voz, é preciso uma participação efetiva dos nossos representantes nas esferas do Poder Legislativo.
As leis que norteiam o país são elaboradas no Congresso Nacional. Para viabilizar a aprovação das demandas dos trabalhadores, temos o desafio de eleger quem reforce a democracia, através do diálogo social que melhore a relação entre capital e trabalho, buscando uma sociedade mais justa socialmente, com igualdade de oportunidades, sem discriminação de gênero e raça, com sustentabilidade econômica e ambiental.
De acordo com Cândida de Oliveira, Mestra em Jornalismo, a crise global contribuiu para a desarticulação das relações político‐sociais tradicionais que marcaram e estruturaram o modelo de organização social na modernidade. Por isso, para não perdermos os direitos conquistados ao longo da história e reafirmar a posição dos trabalhadores, é necessária a nossa representação política, potencializando os instrumentos da democracia.
Nair Goulart – Presidente da Força Sindical Bahia e Presidente do Stimnaval