Imagem do dia
Presidente Lula celebra 81 anos nesta terça-feira (27), com trajetória marcada pela luta sindical, defesa da democracia e justiça social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 81 anos nesta terça-feira (27), celebrando uma trajetória marcada pela liderança sindical, participação política e defesa dos trabalhadores.
Ao longo de sua história, Lula construiu uma trajetória política ligada às lutas populares, à valorização do trabalho, à democracia e à promoção da justiça social.
Além disso, sua atuação como dirigente sindical no ABC paulista marcou o início de uma caminhada que o levou à Presidência da República .
Destaque para sua contribuição à defesa dos direitos trabalhistas, à valorização do salário mínimo e ao combate às desigualdades.
Feliz aniversário, presidente Lula!
Leia também: Trabalhadores devem seguir mobilizados, defende Miguel Torres
https://fsindical.org.br/forca/trabalhadores-devem-seguir-mobilizados-defende-miguel-torres/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Os avanços da mulher no mercado de trabalho e na área de confecções
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Artigos
A mulher rompeu preconceitos e barreiras para alcançar todos os segmentos do mercado de trabalho. Hoje podemos ver mulheres ocupando postos de trabalho que antes eram exclusivos dos homens. Motoristas de ônibus, caminhoneiras, trabalho na estiva, são alguns exemplos.
No entanto, no âmbito das indústrias de confecções os postos de trabalho são ocupados predominantemente por mulheres. No setor de produção das fábricas cerca de 80% ou mais do contingente é formado por mulheres.
As dimensões atuais da indústria de confecção no Brasil impressionam, pois estamos no 4º posto entre os maiores produtores mundiais. Isso significa muitos postos de trabalhos.
O Sinticonf – Presidente do Sindicato das Costureiras de Fortaleza – tem procurado acompanhar a evolução do setor de confecções, buscando também a qualificação dos trabalhadores, especialmente mulheres.
É certo que o setor não fica estagnado e a partir da introdução de tecnologia e de novas formas de gestão da mão-de-obra abrem-se, em pontos estratégicos da produção, oportunidades de treinamento e reinserção profissional para muitas mulheres. Abrem-se também relações conflitantes próprias da chamada ‘luta de classe’.
Na prática, podem ocorrer abusos, excessos e desrespeitos às normas trabalhistas e conquistas já consolidadas. É onde entra a atuação combativa das entidades sindicais.
Se por um lado o sindicato se preocupa em qualificar, treinar e reinserir trabalhadoras no mercado, se preocupa também em garantir conquistas e o cumprimento dos direitos dos trabalhadores.
Podemos dizer que sem a mulher não haveria o sucesso do setor de confecções, pois é ela quem alavanca a produção, comprovando estar certo o poeta quando classifica de ‘mentira absurda’ o ditado que diz ser a mulher um ‘sexo frágil’.
Maura Isabel da Conceição – presidente do Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e. Trabalhadores nas Indústrias de Confecções de Roupas de Fortaleza (SINTICONF)





























