Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
31 MAR 2025

Imagem do dia

[caption id="attachment_68591" align="aligncenter" width="2560"]Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rodônia Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rodônia[/caption]

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

Os desafios do sindicalismo na esfera internacional

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Artigos

Os desafios do sindicalismo na esfera internacional

Por: Nilton Souza da Silva, o Neco

O sindicalismo, em especial em nível internacional, tem uma atuação que está em constante crescimento e influencia diretamente no cotidiano dos trabalhadores e da sociedade como um todo, porém é um tema difícil de ser tratado com o aprofundamento que merece.

Essa temática poderia ser explorada dentro das universidades, na faculdade de Direito, por exemplo, que é um curso muito abrangente e não forma o aluno para atuar em um determinado campo, como a área trabalhista. Os profissionais entram nessa área por opção, mas somente quando adentram o sindicato é que são doutrinadas a partir dessa visão.

Forma-se muita gente para trabalhar na área internacional, mas especificamente na área de comércio e não na área trabalhista. Atualmente temos muitos profissionais especializados na OIT- Organização Internacional do Trabalho, mas muitos advindos de Embaixadas, que enxergam apenas esse foco de atuação, e não são qualificadas para atuar a partir da visão sindical.

A prática do sindicalismo em âmbito internacional é uma esfera que vem se desenvolvendo dentro da Força Sindical, Central independente fundada em 2001. Ela se dá através da Secretaria de Relações Internacionais, que está estruturada em um secretariado internacional e quatro adjuntos, segmentados por região, com um intenso trabalho com o apoio de assessores e tradutores.

Dentro da Força Sindical não havia uma coesão institucional: havia muita gente trabalhando a nível internacional, mas trabalhando de modo desconectado. Quando assumi como secretário adjunto, percebi essa dificuldade e comecei a trabalhar para que tivéssemos uma política unitária a nível internacional, orientando os sindicatos nesse viés. Começamos então a fazer encontros internos da Central, com os setores que mais se relacionavam bilateralmente.

Hoje, todo sindicato internacional que quer fazer uma relação com um setor da Força, procura a Secretaria Internacional para estabelecer essa aproximação. Trabalhamos muito, nesse sentido, com sindicatos americanos e europeus, porque temos muitas empresas brasileiras sendo multinacionais. Em países mais pobres, o Brasil é visto como um império por fazer justamente o que empresas americanas fazem aqui: explorar a mão de obra barata.

Com a JBS (Friboi), por exemplo, que é a maior exportadora de carnes do mundo, tivemos um intercâmbio através de uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores de Frigorifico dos EUA, com a nossa união para fazermos uma aproximação com a empresa e negociar. Ou seja, procuramos os sindicatos dos países de origem para pensar na melhor forma de enfrentar e melhorar as condições de trabalho dessas empresas aqui no Brasil.

A possibilidade desse intercâmbio acontece devido a globalização, pois hoje o mundo está interligado, o que acontece nos EUA e na Europa reflete aqui. Isso fez com que o movimento sindical se unisse também a nível internacional. Então as primeiras organizações sindicais que surgiram foram as bilaterais – o setor da indústria formou um Secretariado Mundial, o Industrial. O setor do comércio também se uniu e fundiu-se para formar o secretariado internacional que, no nosso segmento, é chamado UNI (sigla em inglês para União Global de Sindicatos). E assim outros também fizeram.

Antes da queda dos muros da cortina de ferro, haviam organizações internacionais ligadas a Igreja (CMT) e os sindicatos livres (Confederação Internacional dos Sindicatos Livres), assim como a dos comunistas (Federação Sindical Mundial). Com a mudança do mundo, em decorrência desse movimento de globalização, eles se fundiram. Atualmente existem somente duas organizações a nível mundial: Confederação Sindical Internacional – CSI- (Força Sindical, CUT e a UGT são vinculadas) e a Federação Sindical Mundial – ambas tem braços em diversos lugares.

Estas organizações têm suas ramificações e articulações internacionais, onde nós militamos e trabalhamos com uma política própria. É necessário um debate internacional, por vezes até um enfrentamento, porque isso nos faz crescer.

Para manter a harmonia necessária existe a OIT, uma das ramificações da ONU, voltada ao setor do trabalho. Ela é a única agência no mundo em que os trabalhadores têm parte – nas demais agências da ONU somente o governo tem atuação. Esse conselho tripartite debate temas da pauta trabalhista para, posteriormente, chegarmos a um consenso.

Em meio a essa política internacional da OIT ainda temos muitos problemas. O primeiro é que o movimento sindical vê a OIT como se fosse um sindicato que vai resolver todas as mazelas do mundo do trabalho. Contudo, isso não procede. Em verdade ela é um órgão tripartite em que há consenso que perpassa por empresários, que buscam proteger e defender seus interesses.

As seis centrais sindicais encaminharam à OIT uma denúncia referente à interferência do Estado Brasileiro na atuação sindical. Em breve teremos uma reunião que terá a assistência técnica da Organização para que cheguemos a um acordo, ou não, antes do país ser chamado em frente aos demais países para dar explicações sobre a interferência às normas de liberdade sindical.

Também temos o Movimento Sindical Brasileiro forçando a entrada sindical nos BRICS, onde havia resistência para nos materializarmos como um BRICS Sindical, levando para o bloco a questão do respeito às normas da OIT e as legislação trabalhista.

É esse o trabalho internacional que temos feito. É um trabalho de certa forma lento, porque há uma matriz ideológica no mundo, diversas correntes sindicais, e por isso deve-se ter todo cuidado em fazer a relação entre elas. Hoje o sindicato não pode ficar só olhando para o Brasil, pois como o mundo está conectado e as empresas são multinacionais, o que acontece no exterior pode ter um reflexo muito grande no Brasil (tal como ocorre agora com a crise que estamos vivendo e em observância, por exemplo, a nossa estrita relação/dependência com a China).

É, assim, vital voltar os olhares para essa perspectiva sindical para além das fronteiras nacionais, mas como um todo interligado com o contexto internacional.

Nilton Neco, secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre

 

Como ganhar a guerra contra o retrocesso e a exploração
Eusébio Pinto Neto

Como ganhar a guerra contra o retrocesso e a exploração

Dia das mulheres
João Guilherme Vargas Netto

Dia das mulheres

O avanço da extrema-direita
Lineu Mazano

O avanço da extrema-direita

A realidade e o retrocesso no comércio mundial proposto por Trump
Eliseu Silva Costa

A realidade e o retrocesso no comércio mundial proposto por Trump

Consignado em até 96 meses beneficia o aposentado, mas é preciso mais
Milton Cavalo

Consignado em até 96 meses beneficia o aposentado, mas é preciso mais

O Mercado como Entidade Imaterial e o Papel do Consumidor na Moderação da Ganância
Diógenes Sandim Martins

O Mercado como Entidade Imaterial e o Papel do Consumidor na Moderação da Ganância

O impacto do Bolsa Família na economia brasileira. Desafios e soluções propostas
Antônio de Sousa Ramalho

O impacto do Bolsa Família na economia brasileira. Desafios e soluções propostas

Posicionamento sobre a saída dos EUA da OMS
Jefferson Caproni

Posicionamento sobre a saída dos EUA da OMS

Por que o sindicalismo incomoda o capitalismo?
Eduardo Annunciato, Chicão

Por que o sindicalismo incomoda o capitalismo?

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate
Nilton Souza da Silva, o Neco

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Mudar a jornada!
Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Mudar a jornada!

Ir à Greve e Conquistar Direitos; por Clemente Ganz Lúcio
Clemente Ganz Lúcio

Ir à Greve e Conquistar Direitos; por Clemente Ganz Lúcio

MPT: A contribuição assistencial e o exercício de oposição
César Augusto de Mello

MPT: A contribuição assistencial e o exercício de oposição

Porque o Brasil está crescendo; por Airton dos Santos
Airton dos Santos

Porque o Brasil está crescendo; por Airton dos Santos

A importância do Sindicato!
Paulo Eduardo Ritz

A importância do Sindicato!

1º de Maio: Jornada de Lutas das Centrais Sindicais
1º de Maio 1 ABR 2025

1º de Maio: Jornada de Lutas das Centrais Sindicais

Centrais sindicais intensificam mobilização para 1º de Maio Unificado
1º de Maio 1 ABR 2025

Centrais sindicais intensificam mobilização para 1º de Maio Unificado

Pedidos de demissão batem recorde em 2024; por Marilene Teixeira
Artigos 1 ABR 2025

Pedidos de demissão batem recorde em 2024; por Marilene Teixeira

Sinttrar se destaca com simulador em parceria com o Sest Senat
Força 1 ABR 2025

Sinttrar se destaca com simulador em parceria com o Sest Senat

1º de Maio Unificado: centrais fazem panfletagem no Brás
1º de Maio 1 ABR 2025

1º de Maio Unificado: centrais fazem panfletagem no Brás

Sindicalistas debatem fortalecimento da luta sindical em Rondônia
Força 1 ABR 2025

Sindicalistas debatem fortalecimento da luta sindical em Rondônia

Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rondônia
Imagem do dia 31 MAR 2025

Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rondônia

Guarujá: Rodoviários esperam ‘transparência’ na intervenção da prefeitura na City
Força 31 MAR 2025

Guarujá: Rodoviários esperam ‘transparência’ na intervenção da prefeitura na City

Prazo para envio de relatório de transparência salarial termina hoje
Imprensa 31 MAR 2025

Prazo para envio de relatório de transparência salarial termina hoje

Confira o cupom e regulamento dos sorteios
1º de Maio 31 MAR 2025

Confira o cupom e regulamento dos sorteios

Diretoria do Sinticalte toma posse em Teutônia/RS e Central reforça apoio ao setor calçadista
Força 31 MAR 2025

Diretoria do Sinticalte toma posse em Teutônia/RS e Central reforça apoio ao setor calçadista

Dieese: maioria dos trabalhadores se preocupa com segurança no local de trabalho
Força 31 MAR 2025

Dieese: maioria dos trabalhadores se preocupa com segurança no local de trabalho

Um documento histórico
Palavra do Presidente 31 MAR 2025

Um documento histórico

Faça download do panfleto do 1º de Maio Unificado das centrais sindicais
1º de Maio 31 MAR 2025

Faça download do panfleto do 1º de Maio Unificado das centrais sindicais

Vídeos 31 MAR 2025

Acordos com Japão e Vietnã vão gerar empregos no Brasil

Brasil Cria 432 Mil Empregos Formais em Fevereiro
Imprensa 29 MAR 2025

Brasil Cria 432 Mil Empregos Formais em Fevereiro

Químicos de Rio Claro debatem participação na Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador
Força 28 MAR 2025

Químicos de Rio Claro debatem participação na Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador

Metalúrgicos SP se organizam para divulgar o 1º Maio Unificado
1º de Maio 28 MAR 2025

Metalúrgicos SP se organizam para divulgar o 1º Maio Unificado

Desemprego tem leva alta, mas rendimento bate recorde
Imprensa 28 MAR 2025

Desemprego tem leva alta, mas rendimento bate recorde

Projota canta: Rap do ônibus; música
Força 28 MAR 2025

Projota canta: Rap do ônibus; música

Frentistas de SP e patrões vão para 2° rodada de negociação
Força 28 MAR 2025

Frentistas de SP e patrões vão para 2° rodada de negociação

Metalúrgicos da MWM lutam por convênio médico melhor e contra demissões arbitrárias
Força 28 MAR 2025

Metalúrgicos da MWM lutam por convênio médico melhor e contra demissões arbitrárias

Sindnapi entrega prêmio de R$ 15 mil para associado
Força 28 MAR 2025

Sindnapi entrega prêmio de R$ 15 mil para associado

Agenda brasileira no Vietnã busca investimentos para o País
Força 28 MAR 2025

Agenda brasileira no Vietnã busca investimentos para o País

Presidente Lula chega ao Vietnã, ao lado de representantes políticos, sindicais e empresariais
Força 27 MAR 2025

Presidente Lula chega ao Vietnã, ao lado de representantes políticos, sindicais e empresariais

Jornalistas sindicais organizam divulgação do Ato e Canto pela Vida
Força 27 MAR 2025

Jornalistas sindicais organizam divulgação do Ato e Canto pela Vida

Coopernapi mantém suas taxas de juros abaixo do aumento no teto
Força 27 MAR 2025

Coopernapi mantém suas taxas de juros abaixo do aumento no teto

Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos de Guarulhos vai começar
Força 27 MAR 2025

Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos de Guarulhos vai começar

Vídeos 27 MAR 2025

Balanço dos encontros e acordos fechados no Japão é positivo

Juruna, secretário-geral da Força Sindical, fala sobre a luta dos trabalhadores no GritaCast
Força 26 MAR 2025

Juruna, secretário-geral da Força Sindical, fala sobre a luta dos trabalhadores no GritaCast

Aguarde! Carregando mais artigos...