Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Os metalúrgicos e o Dia da Pátria
segunda-feira, 11 de setembro de 2017
Artigos
Setembro é um mês de datas fortes. Entre elas, evidentemente, o Dia da Independência, nesta quinta-feira.
Infelizmente, nosso 7 de Setembro, este ano, encontra um País distante da independência real. Ao contrário, a política neoliberal de Temer empurra o Brasil de volta à Colônia, quando mandávamos todo nosso ouro a Portugal, enquanto afundávamos na miséria e no atraso.
Mas este mês terá outra data forte. Será o dia 14. Nesta data, metalúrgicos de todo o País farão atos, protestos e paralisações, num verdadeiro grito de alerta contra as maldades da reforma trabalhista.
O dia 14 também marcará a posição metalúrgica brasileira frente às campanhas salariais da categoria. O objetivo das lideranças é acumular forças para evitar que o patronato tente mexer nas Convenções Coletivas com o intuito de cortar direitos e eliminar conquistas.
Convenção Coletiva de Trabalho, pra quem não sabe, é o conjunto de direitos e conquistas de uma determinada categoria profissional. A Convenção assegura benefícios superiores ao que estabelece a lei, garantindo, com isso, melhores condições de salário, de trabalho, de segurança, entre outras vantagens ao empregado.
Guarulhos – Nosso Sindicato coordenará atos em diversas regiões da base. Não será possível fazer uma paralisação geral, nem é essa a intenção. O objetivo é concentrar a ação nas fábricas maiores e com isso irradiar para toda a base nossas bandeiras e reivindicações.
A Confederação e outras entidades que articulam essas ações deram à iniciativa o nome de “Brasil Metalúrgico”. Não há dúvida, portanto, de que nossa categoria quer um Brasil melhor e que os metalúrgicos não abrem mão de influir nos rumos da economia e do País.
Perto do 7 de Setembro, acabamos nos lembrando de duas palavras preciosas para qualquer povo: independência e Pátria. Eu observo que não haverá independência sem poder de compra dos trabalhadores e mercado interno forte. Também não haverá Pátria sem a proteção legal ao trabalho, pois a massa trabalhadora protegida constitui um povo. Já gente sem lei ou sem proteção torna-se bando. E bando não constrói independência, progresso ou Pátria.
Viva o Brasil. Viva os metalúrgicos. Que a elite traidora seja banida do poder. Que os brasileiros de verdade, de todas as raças e credos, construam o País que podemos e merecemos.
José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br