Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Outubro rosa, alerta vermelho!
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Artigos
Há pouco mais de 10 anos o Brasil abraçou a campanha “Outubro Rosa”, um movimento popular internacional que busca promover ações educacionais e de prevenção ao câncer de mama. A importância desta ação reside no fato de que ao ser diagnosticado precocemente a doença tem 90% de chances de ser curada.
Os efeitos psicológicos em relação a auto imagem e a sexualidade faz com que esta doença seja temida (ignorada) entre as mulheres. Medidas simples e preventivas como o auto exame das mamas e a realização periódica da mamografia a partir dos 35 a 40 anos e ainda mais cedo para quem tem antecedentes familiares ajudam na detecção da doença anda em estágio inicial.
Sabemos que apesar dos avanços muitas mulheres não têm acesso a uma mamografia de qualidade adequada e, ainda menos, ao médico especializado no manejo de lesões suspeitas. O prazo, previsto em lei, de 60 dias para atendimento de pacientes com câncer não é cumprido em grande parte do país, porque não há recursos suficientes. Medicamentos de ponta levam anos para chegar ao SUS. Assim as taxas de mortalidade ainda são muito altas devido ao diagnóstico tardio. Mas sabemos também que muitas mulheres por receio ou falta de informação não buscam a prevenção.
É de extrema importância que sociedade e governo invistam em programas sistemáticos de educação preventiva, capazes de disseminar orientações a mulheres de todos os níveis sociais, garantindo o acesso a um programa de rastreamento do câncer de mama, pois, é muito menos “dolorido” prevenir do que remediar, lembrando ainda que, embora os casos sejam reduzidos, os homens também são acometidos pela doença.
Helena Ribeiro da Silva, presidenta do Seaac de Americana e região e Secretaria Estadual da Mulher da Força sindical