Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Papel do Sindicato e papel do prefeito
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Artigos
Os mais de 25 mil Servidores Municipais de Guarulhos estão em campanha salarial desde fevereiro. No começo de março, o Sindicato protocolou a pauta, aprovada pela categoria, na Prefeitura, Proguaru, SAAE, Câmara e Ipref. Nossa data-base é 1º de maio. O índice reivindicado, entre outros itens da pauta, é de 12,29%.
Nossa campanha salarial obedece a uma lógica. É a seguinte: Guarulhos está crescendo e criando, pela primeira vez, uma forte classe média. O PIB da cidade cresce e o Orçamento Municipal, elaborado pela própria Prefeitura, tem aumento real ano a ano.
Isso significa, na prática, uma cidade mais rica e mais gente buscando serviços públicos e privados e cobrando qualidade.
O setor privado tem seus próprios meios de resolver a demanda.
No setor público, a satisfação dessa demanda exige decisões políticas, que passam, obrigatoriamente, pela valorização do Servidor Público Municipal.
E não há valorização do Servidor – com a consequente melhora dos serviços públicos – sem salários justos e uma política municipal duradoura que prestigie e qualifique cada vez mais o funcionalismo.
O Sindicato tem consciência disso. E o prefeito Sebastião Almeida (PT), que já foi Servidor e dirigente sindical, certamente também tem.
O papel do Sindicato é reivindicar, com argumentos concretos. Caberá ao prefeito, fiel aos compromissos de campanha e à sua própria história de vida, nos atender. Ele fará justiça e a cidade é quem ganhará com isso.
Jair de Souza Lima é presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap), que é filiado à Força Sindical.