Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Parceria na luta pelos direitos dos trabalhadores
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Artigos
A nossa filiação à Força Sindical foi uma decisão madura. Apenas após cinco anos à frente do Sindicato dos Metalúrgicos, nos filiamos novamente a esta central, o que eu considero como um dos principais atos da atual gestão do Sindicato. Isto se deu por alguns motivos importantes. Vimos a luta dos sindicatos da base da Força Sindical, vimos as conquistas e resultados importantes obtidos, vimos a defesa verdadeira dos direitos dos trabalhadores.
Eu acredito que a Força Sindical é a central que mais cresce no país e tem acumulado vitórias. Ela funciona de maneira independente do Governo Federal, como deve ser, ficando sempre ao lado dos trabalhadores e aposentados. Um exemplo disso é que seu presidente, o deputado federal Paulinho, se posicionou contra o reajuste do salário mínimo oferecido pelo Governo, que poderia realmente ser muito melhor. O fim do fator previdenciário, que é uma herança maldita do governo FHC e prejudica, e muito, os trabalhadores e aposentados – reduzindo drasticamente o seu salário – também está entre as principais lutas da Força.
É também a central que vem puxando as demais centrais na taxação dos produtos importados, principalmente no setor automotivo, e que luta para a redução da jornada trabalhista de 44 para 40 horas, gerando, assim, mais empregos.
Foi devido às atitudes de Paulinho, de sindicatos ligados à Força e de nossas ideias afins que essa decisão foi tomada e aprovada em assembleia. Estivemos juntos, por exemplo, em Brasília, protestando pela redução dos juros e assando sardinha em frente ao Banco Central.
O nosso sindicato tem uma tradição forte de luta. Passamos, em Volta Redonda, por uma das maiores greves da história do país, em 1988. Minha meta, à frente dessa gestão, tem sido resgatar a força do trabalhador, o poder da união, com ótimos resultados. Temos uma base forte, que inclui grandes empresas, e o Sul Fluminense ainda está crescendo economicamente. É uma parceria que tem tudo para render bons frutos para os trabalhadores da nossa região e também para fortalecer a luta nacional pelos direitos de todos.
Renato Soares Ramos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense