Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Patrões estimulam precarização no trabalho
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Artigos
Workshop realizado pela FIEMA estimula a precarização da legislação trabalhista na opinião da força sindical
Não é de se estranhar, que um worhshop intitulado de “modernização trabalhista”, idealizado por uma entidade patronal como a FIEMA-Federeção das Indústrias do Estado do Maranhão, tenha sido pensado apenas com o intuito de massacrar a classe trabalhadora, tendo como pano de fundo, o ataque as conquistas e direitos adquiridos, das classes laborais.
O que de fato foi discutido pelos patrões ligados à FIEMA na segunda- feira passada, dia 14/10 no referido workshop, tratou em grande parte de atacar direitos e conquistas da classe trabalhadora nos últimos 70 anos, com base na CLT. Os empresários de hoje e de sempre não poupam ataque e críticas à Consolidação das Leis Trabalhistas Brasileira, a nossa CLT, a quem chamam de lei antiquada e retrograda, mas que deve ser respeitada pelos patrões, por ser um patrimônio dos trabalhadores do Brasil.
Nesse tocante, a FIEMA juntamente com a Confederação Nacional da Indústria, a forte e poderosa CNI, elegeram 101 pontos da CLT, para buscar no Congresso Nacional uma hipotética reforma trabalhista, que tenha por objetivo desfigurar e sucumbir, as leis trabalhistas do país. Os empresários sonham hoje, com essa desregulamentação e a volta do regime escravocrata trabalhista, prática patronal dos anos 30.
Em seu workshop, a FIEMA quis jogar para a plateia e a imprensa, para minimizar os efeitos negativos da discussão no seio da classe trabalhadora, se é que se preocupam com isso.
O workshop trouxe também como pauta, além da proposta de mutilação da CLT, um sonho patronal, a criação de carteira de trabalho e previdência social eletrônica, e o fortalecimento das negociações coletivas, o que é uma piada. A própria FIEMA trata o SENALBA, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema S, na ponta da botina.
Mas o que o Sr. Edilson Baldez, como presidente da FIEMA quer mesmo, é ver aprovado no Congresso Nacional o projeto de lei, 4330 da terceirização, que acaba de vez com qualquer modalidade de categoria de trabalhadores no país, criando a precarização total das relações trabalhistas no Brasil. Por enquanto, os trabalhadores estão ganhando a parada. O nefasto projeto de terceirização esta a um passo de ser rejeitado no Congresso Nacional pela maioria dos deputados e senadores, por pressão da Classe Trabalhadora.
Frazão Oliveira, presidente da Força Sindical Maranhão