Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Pelo fim do Trabalho Escravo
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Artigos
Em todo o país, no dia 28 de janeiro, serão realizados diversos atos referentes ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, data que foi oficializada em homenagem aos quatro auditores fiscais do trabalho, que foram assassinados, em 2004, durante uma fiscalização na zona rural da cidade de Unaí, em Minas Gerais.
Ressaltamos que essa é mais uma forma de chamar atenção da sociedade sobre o problema, junto ao estabelecimento de medidas sérias que incidam diretamente na erradicação do trabalho escravo e análogo. Em relação a todo esse processo, o movimento sindical há muito tempo vem fazendo a sua parte, reivindicando junto às autoridades e estando sempre atento às fiscalizações e denúncias. Mesmo nos dias atuais, continuamos a flagrar diversos empregadores que exploram mão-de-obra escrava em propriedades rurais, em fábricas e indústrias.
Sabemos que as inspeções identificam muitas irregularidades e é por isso que às apoiamos. Não podemos permitir que, por causa da busca incessante pelo lucro, os trabalhadores sejam submetidos a condições subumanas, sem qualidade de vida e de trabalho, com péssimas condições de saúde e segurança. A FEQUIMFAR e seus sindicatos filiados lutam pelo trabalho decente, pelo crescimento econômico acompanhado pelo crescimento sustentável e pela proteção social.
Temos que eliminar o trabalho escravo e forçado, com uma maior fiscalização e presença do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), pelo aumento do número de fiscais e junto também a um maior número de atividades, inseridas diretamente no estabelecimento de programas políticos relacionados à defesa da valorização do trabalho e do emprego decente e no combate a todas as formas de trabalho degradantes, do trabalho forçoso, análogo ao escravo e do trabalho infantil.
Sergio Luiz Leite,
presidente da FEQUIMFAR