Imagem do dia
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, reuniu-se com o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo, nesta terça-feira (4), debater propostas para o Brasil.
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Política não é circo
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Artigos
A conquista da democracia e do Estado de Direito custou muita luta ao povo brasileiro. E seu aperfeiçoamento, que deve ser permanente, é uma batalha cotidiana, das pessoas, das instituições e dos partidos.
Não há um único caminho para se atingir essa meta. Mas está provado pela experiência dos povos que só se chega a ela passando pela via política, corrigindo eventuais erros e aperfeiçoando a própria prática política.
Uma grande oportunidade que temos, para isso, é a eleição de 3 de outubro, quando devemos utilizar nosso voto para a tomada de posição, votando em candidatos e projetos comprometidos com a democracia, a justiça social, a inclusão e, principalmente, com a melhoria das condições de vida do nosso povo.
Isso é sério demais e, portanto, não pode ser tratado com escárnio ou deixado nas mãos de gente despreparada, que vê a política como palco para suas encenações.
Eu penso que, a exemplo do movimento pedindo voto em candidatos da nossa cidade ou região, devemos nos mobilizar também em prol do voto consciente, cívico e responsável. E alertar o eleitor para que não dê seu voto a qualquer um, por ser artista, por ser engraçado ou por ser grotesco.
Quando voto eu o faço pensado nos que lutaram, nas gerações passadas, por esse direito que era restrito a uma pequena elite de proprietários. E procuro votar de forma consciente, honrando a memória de todos os que ajudaram, muitas vezes com o sacrifício da própria vida, a vivermos hoje num País democrático, onde o povo pode eleger livremente seus governantes e representantes.
Eu não tenho vergonha de dizer que fico indignado com esses que estão por aí, na mídia, tratando a política como se fosse circo, porque não é, pois é pela política que as sociedades amadurecem e avançam.
Eu repudio todas as formas de insulto à democracia. Eu não aceito que tratem, com desrespeito, o que é sério e importante. E peço, a quem pensa como eu, que usemos nosso voto como uma conquista cidadã e uma ferramenta de elevação do padrão político, cultural e moral da sociedade. Política não é circo!
Jair Lima é presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap)