Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Política no Congresso
terça-feira, 1 de abril de 2008
Artigos
Além de discutir questões fundamentais para o movimento sindical, como a campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução do salário, as plenárias e o Congresso que a Força Sindical realizará este ano precisam tomar posição em relação às eleições municipais que se aproximam.
Todo mundo sabe que, se a prefeitura oferece bons serviços de educação, saúde e transporte público, os trabalhadores economizam no dia a dia e podem melhorar suas condições de vida. Bons serviços públicos significam salário indireto. No caso dos aposentados, por exemplo, bons serviços de saúde permitem que se economize com remédios e tratamento.
E o que se vê na maioria das cidades paulistas são serviços de terceira categoria. As prefeituras pagam salários indecentes e não oferecem planos de carreira e de qualificação profissional.
Então, nada mais justo que os dirigentes sindicais de todas as cidades exijam dos candidatos a prefeito e vereador um compromisso claro com a oferta de melhores serviços públicos.
Nos casos em que os próprios dirigentes sindicais são candidatos (e é bom que isso aconteça) quanto mais entidades sindicais puderem lhe emprestar apoio, melhor.
Por isso, nossos companheiros podem ficar a vontade para discutir a questão eleitoral deste ano durante as nossas plenárias e no 4º Congresso. Sem esquecer, no entanto, de encaminhar a campanha que deve ser movida pela ratificação pelo Congresso Nacional das convenções 151 e 158 da OIT (leia texto ao lado).
Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical São Paulo