Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Por que é preciso fortalecer a indústria nacional
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Artigos
Todos os setores produtivos são importantes para a Nação.
Mais o mais estratégico ainda é o setor industrial. Não existe Nação rica sem uma forte base industrial.
No passado, a Inglaterra foi potência porque comandou a revolução industrial mundial. E a China desponta pela mesma razão: tem uma indústria vigorosa e moderna.
Por isso, o Brasil só tem um caminho: é fortalecer a indústria, agregar tecnologia, diversificar a produção, ampliar mercados, investir em educação e qualificar a mão de obra.
Não seremos potência vendendo suco de laranja e minério de ferro. Esses produtos são importantes na pauta de exportação. Porém, não trazem ganhos consistentes e não geram empregos em quantidade e qualidade necessárias.
Por isso, nosso Sindicato participa com a Força Sindical do movimento pelo fortalecimento da produção e do emprego.
Soberania – A base da nossa industrialização foi lançada por Getúlio Vargas. Suas criações, como a Siderúrgica Nacional, a Usina de Volta Redonda e a Petrobras, tiraram o Brasil da situação de colônia.
O presidente Vargas tinha um princípio, que era soberania nacional. Ele sabia que soberania de fato só se conquista com economia forte. E economia forte só existe com base industrial potente.
Portanto, não se trata apenas de ter indústria forte. Buscamos com isso, também, empregos de qualidade, distribuição de renda, um País soberano e um povo altivo.
Direitos – Atenção: o fortalecimento da indústria deve ser feito por uma política bem articulada. Jamais aceitaremos iniciativas que queiram flexibilizar ou cortar direitos e conquistas trabalhistas.
José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e secretário nacional de Formação Sindical da Força