Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Protestos necessários
terça-feira, 18 de junho de 2013
Artigos
Na democracia burguesa, o governante vive longe da vida real.
Esse modelo de governo, cercado de regras, leis, seguranças e pencas de assessores, isola o governante (mesmo o bom governante), que, em vez de ouvir a voz do povo, passa a escutar a voz dos burocratas, sempre mais preocupados com seus próprios interesses.
Esse modelo de representação começa a ser superado. A democracia burguesa representativa já não responde mais aos novos anseios da nova sociedade. Essa nova sociedade é urbana, tem alto grau de informação e consegue fazer a comunicação rápida entre seus membros, utilizando as redes sociais.
O Brasil conseguiu importantes avanços econômicos nos últimos anos e milhões de brasileiros subiram de classe social. Essa mobilidade, para cima, torna as pessoas mais informadas e, portanto, mais exigentes. Exigentes na hora de comprar produto, na hora consumir serviços e também na hora de cobrar políticas públicas e ações mais efetivas por parte dos governantes.
O Movimento Passe Livre cobra tarifa menor no transporte urbano. A causa é justa, porque até a grande imprensa já fez as contas e verificou que, em dez anos, as passagens subiram bem acima da inflação e mesmo dos salários de categorias que vêm obtendo aumento real. Ou seja, tem como baixar tarifas, sim.
O sindicalismo precisa estar atento e deve procurar se conectar com o conjunto do movimento social. As manifestações populares começam quase sempre de forma espontânea. Depois se articulam e se tornam orgânicas. Lênin, há quase um século, entendeu o fenômeno e disse: “o espontâneo é o embrião do consciente”.
Os protestos, quando pacíficos, mostram o vigor da sociedade e cobrem de razão os manifestantes. A rua é o espaço natural do povo.
Democracias são ruidosas. Silenciosa é a ditadura.
Pedro Zanotti Filho, presidente do Stap – Sindicato dos Servidores Municipais de Guarulhos
E-mail: pedro@stapguarulhos.org.br
Facebook: www.facebook.com/pedrozanottifilho