Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Redes sindicais ampliam ações de solidariedade e conquistas
sexta-feira, 9 de março de 2012
Artigos
‘As redes sindicais são instrumentos importantes para o fortalecimento da solidariedade, dos direitos da classe trabalhadora e do diálogo social. Elas são iniciadas pelos trabalhadores de uma empresa, juntamente com a entidade sindical, para facilitar o caminho para as conquistas e fazer cumprir os acordos e os direitos conquistados.
Este mecanismo é necessário, enquanto os direitos fundamentais e dos trabalhadores não estiverem alicerçados em leis ou por intermédio de normas internacionais reconhecidas e em vigor.
As redes buscam, enfim, a melhoria das condições de trabalho e da posição de negociação, reafirmação dos direitos humanos, sindicais e laborais, criação de estruturas de representação nos locais de trabalho, conquista do respeito e do diálogo face a sindicatos e trabalhadores, discussão de temas de interesse comum, elaboração de posições e de estratégias sobre estes temas, preparação de ações e atividades comuns (bilaterais, regionais ou internacionais), intercâmbio de informações, apoio recíproco em caso de problemas (negociações coletivas, greves, práticas antissindicais etc.), desenvolvimento de órgãos de consulta e de negociação, implementação de cogestão e institucionalização das próprias redes, como saída para melhores formas de representação.
A finalidade central das redes sindicais é fortalecer o poder sindical nacional, regional e global e, consequentemente, ampliar o alcance das conquistas econômicas e sociais para a classe trabalhadora. As redes são ainda um contraponto ao crescente poder de organização das empresas em escala mundial’.
Miguel Torres é presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical