Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Reduzir a jornada para empregar jovens
terça-feira, 1 de abril de 2008
Artigos
A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Nordeste e seus oito sindicatos filiados entraram decididamente na campanha pela redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas por semana sem diminuição salarial. Até o 1º de maio, Dia do Trabalho, vamos colher adesões nos quatro cantos do Ceará e dos Estados da Paraíba, Piauí, Sergipe e Alagoas.
A ornada de 40 horas será muito importante porque precisamos urgentemente de mais empregos para atender a demanda da indústria, comércio e serviços. Estes setores estão atrás de trabalhadores qualificados, principalmente jovens. Em Fortaleza, 51% dos desempregados são jovens e também são jovens 41% dos desempregados da Região Metropolitana cearense.
Como representantes dos trabalhadores, defendemos a diminuição da carga de trabalho para que tenhamos mais tempo para o lazer, para a educação formal, para a qualificação e para ficar com a família. Estamos convencidos ainda que menos tempo de trabalho diminui a incidência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Além disso, estamos reivindicando que o governo federal direcione cada vez mais recursos para a educação profissionalizante. As indústrias do Ceará têm vagas para as áreas de mecânica industrial e de manutenção, de eletrônica e para eletricistas mas não encontram gente qualificada. O governo esqueceu dos cearenses. Vivemos um apagão de trabalhadores qualificados.
A nossa federação também está no comando da campanha salarial dos metalúrgicos do Ceará, que têm data-base em 1º de maio. Já aprovamos a nossa pauta de reivindicações e temos quase dois meses para negociar os itens com os patrões.
José Fernandes de Lima, presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Nordeste