Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Reduzir juros para a economia crescer
terça-feira, 30 de maio de 2017
Artigos
Após dois dias de reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) vai anunciar hoje, 31, como ficará a taxa básica de juros (Selic) para o próximo período – os juros, até hoje, após reduções que pouco fizeram para alavancar a economia, estão, ainda, em insustentáveis 11,25% ao ano.
A Força Sindical, como faz a cada reunião dos economistas do governo, estará se manifestando, às 10 horas, em frente ao prédio do Banco Central, na av. Paulista, por uma queda vigorosa na Selic, no intuito de estimular a retomada do crescimento econômico do nosso País.
Frente ao período conturbado pelo qual o Brasil atravessa, de crise econômica (mais de 14 milhões de desempregados, produção e consumo em baixa e falta de investimentos no setor produtivo), de crise política e de descabida desigualdade social, baixar drasticamente os juros representa o início da reversão do quadro que hoje vivenciamos.
Os juros altos – frutos de uma longa sequência de equívocos na condução da nossa política econômica – são apontados como um dos grandes vilões pela crise instalada no País. Mas nossos governantes sempre fizeram “ouvidos de mercador” aos anseios dos representantes dos trabalhadores, de economistas sem vínculos com o governo e de todo um povo atualmente sem perspectivas no curto prazo e inseguro quanto ao futuro.
Esperamos que, hoje, o Copom demonstre que seu conservadorismo exacerbado é coisa do passado reduzindo drasticamente a taxa Selic, reavivando, assim, o sonho de milhões de brasileiros por dias melhores e uma vida com respeito e dignidade.
É nosso papel ser porta-vozes dos trabalhadores ante tudo o que possa afetar o mundo do trabalho, pressionando, protestando, chamando para o diálogo e buscando alternativas que tragam alento a quem tanto fez pelo País. Mas a batalha é árdua, e precisamos que todos participem ativamente de nossa luta nas várias frentes que enfrentamos na defesa dos direitos e ideais de cada cidadão e cidadã.
Uma luta que a todos pertence só será vencida com unidade e mobilização. E nós sairemos vencedores!
João Carlos Gonçalves – Juruna
Secretário-geral da Força Sindical e vice-presidente dos Metalúrgicos de São Paulo