Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Reivindicações Atuais
terça-feira, 30 de abril de 2013
Artigos
Comemoramos o Dia do Trabalhador, data que nasceu, em consequência, de uma grande manifestação no dia 1º de Maio de 1886, contra a longa jornada de trabalho e as condições subumanas de emprego a que eram submetidos os trabalhadores da cidade de Chicago, nos EUA. Um dia em que muitos trabalhadores morreram,defendendo melhores condições de trabalho e de vida.
Três anos mais tarde, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris definiu o dia 1º de Maio como data anual em comemoração a luta pela redução da jornada para 8 horas de trabalho diário e também como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Infelizmente essas reivindicações continuam mais atuais do que nunca. A luta pela redução da jornada de trabalho no Brasil, um país que ainda tem uma das jornadas mais longas do mundo, está cada vez mais necessária.
Temos convicção de nossas bandeiras de luta e, por isso, vamos continuar atentos e unidos, mobilizando todos os trabalhadores, suas famílias e comunidades, na defesa de uma série de ações, campanhas e atividades, por maiores conquistas, em beneficio a própria sociedade.
Estamos atentos a qualquer tipo de investida contra os direitos da classe trabalhadora, seja através da luta contra a retomada da alta de juros, um vil processo que favorece somente os bancos e estimula a especulação no mercado financeiro.
Estamos fazendo a nossa parte, mas o governo precisa abrir um diálogo maior com o movimento sindical, que é o representante máximo da classe trabalhadora, para melhor discutir e aplicar políticas públicas e contrapartidas à desindustrialização.
A luta da FEQUIMFAR continua, com o apoio efetivo dos nossos Sindicatos filados, com a Força Sindical e a CNTQ, na mobilização da categoria química, em nossas campanhas salariais e sociais e, na defesa do emprego e por melhores condições de trabalho, pelo aumento real nos salários e por uma PLR justa.
Pelo fortalecimento da seguridade social, fim do fator previdenciário, mais respeito aos aposentados e ações concretas de incentivo à distribuição de renda no país. Medidas contra a desindustrialização, acompanhadas de contrapartidas aos trabalhadores, para que tenhamos mais e melhores empregos.
Estas são as nossas ações, propostas e disposição para o diálogo, por políticas essenciais, compromissadas com a classe trabalhadora, em beneficio do crescimento econômico e social da nação.
Salve o 1º de maio, o dia do Trabalhador!
Sergio Luiz Leite, Serginho é Presidente da FEQUIMFAR e 1º Secretário da Força Sindical