Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Responsabilidades sobre a falta d’água
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Artigos
Que a escassez de água é um tema que cada dia vai tomar mais os noticiários e a nossa vida cotidiana, já não temos dúvidas há muito tempo. Mas, era de se esperar que as autoridades estaduais, o governo do Estado de São Paulo, tivesse essa questão mais presente no seu planejamento administrativo.
Claro, sabemos, parte do problema da queda brutal do volume do principal reservatório que abastece a maior cidade do país está relacionado com a seca que tivemos. Mas, isso não era previsível? Notícia veiculada no jornal O Estado de S. Paulo, no dia 19 de abril, deixa claro que não há um plano de emergência para essas situações.
Enquanto isso, a Sabesp e o governo do Estado insistem em dizer que não há racionamento, quando, em muitos bairros, há corte de água no período noturno. E a última novidade é a multa para quem consumir acima da média.
É certo que, diante da escassez de um recurso fundamental a nossa vida, não há o que discutir: temos de economizar, em nossas casas, na escola, no trabalho. Ao mesmo tempo, a responsabilidade também tem de ser cobrada das autoridades para que o problema não se repita. Afinal, São Paulo não pode esperar só pela vontade de São Pedro.
Jorge Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco