Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Rio + 20: Após 20 anos o mundo ainda clama por um desenvolvimento sustentável
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Artigos
20 anos! Há duas décadas tive a oportunidade de participar da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, a Cúpula da Terra e ECO ou, como queiram, a Rio 92. Esse marco histórico é considerado até hoje como a mais importante Conferência ambiental mundial. É referência em todos os países!
Muito foi feito, precisamos admitir, mas ainda há muito que fazer a respeito dos temas que foram propostos naquele ano, sobretudo em relação à Agenda Socioambiental. Voltar a essa discussão tanto tempo depois nos traz a tona recordações bem no fundo da memória. Vivenciei e fiz parte de uma trajetória repleta de mobilizações, desafios, conquistas e hoje necessitamos de um balanço de tudo que propomos e fizemos.
Pude ver de perto a criação de um dos documentos mais respeitáveis acerca do desenvolvimento sustentável, composto por 2,5 mil sugestões. A Agenda 21 foi criada na ECO 92, que também implantou sementes férteis e deu coragem para lutar. O neoliberalismo perdeu a hegemonia, um novo ciclo político e social foi percebido na América Latina. E agora? Onde estamos? Qual o contexto atual?
A Rio +20 – Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável tem um objetivo claro: realizar uma avaliação do que foi concretizado após aquelas propostas apresentadas e os desafios atuais. Irá haver ambientes de diálogos sociais propostos pelo Governo do nosso país e pela Nações Unidas, para que se tenha um debate livre, inovador e que agregue Governo, representantes da Sociedade Civil, mulheres, jovens, entre outros.
Não é possível afirmar que grandes resoluções irão sair desta Conferência, mesmo sendo o meu, o seu, o nosso desejo. A Força Sindical estará presente, mais uma vez, para o diálogo social, fortalecendo os instrumentos da democracia, e acredita que os trabalhadores devem ser protagonistas nesse processo de mudança e contribuir com sugestões e alternativas. Nós somos essenciais nessa Agenda que mescla trabalho decente com desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia