Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
São Paulo – 458 anos – Uma história de vida
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Artigos
Nossa homenagem a São Paulo, cidade considerada como a maior do país e, que está entre, uma das maiores do mundo. Povoado que começou como uma pequena vila de jesuítas, no planalto de Piratininga, servindo de entreposto comercial e de serviços.
Vila de Piratininga que demorou mais de um século para se tornar cidade, e passou a se chamar São Paulo.
Cidade marcada por momentos importantes, que se destacam na linha do tempo do País.
Nela, podemos nos remeter às expedições dos bandeirantes, que foram heróis e vilões, mas que revelaram às riquezas das selvas e dos serrados, possibilitando o nascimento de um grande número de outras cidades.
Uma São Paulo que foi agraciada pelo desenvolvimento, junto a riqueza proporcionada pela expansão da lavoura cafeeira e, pelo desenvolvimento do parque industrial brasileiro.
Capital paulista que foi o berço do operariado, na pessoa de imigrantes do norte e nordeste, dos japoneses, chineses e alemães, dos italianos e portugueses, dos árabes e judeus, e principalmente dos negros oriundos da escravidão.
São Paulo de ontem e de hoje, do rico e do pobre, do burguês e do proleta. Terra de sem tetos, e dos imóveis de milhões de dólares, dos carros populares e carros de luxo, da falta de transporte, saúde, educação e lazer em contraste com uma das maiores frotas de automóvel do mundo, de hospitais com tecnologia e atendimento de primeiro mundo, de universidades de ponta, como a USP, e de museus, galerias e estabelecimentos culturais super concorridos.
Coração financeiro da América Latina, que sempre recebeu de braços abertos os brasileiros e estrangeiros, que vieram e continuam a chegar em busca dos sonhos de uma vida nova. Ora, qualquer pessoa que passe alguns dias em São Paulo se transforma em paulistano.
São Paulo das passeatas, das campanhas, do trabalho e do movimento sindical. São Paulo dos comícios, das Diretas Já, e da luta pela redemocratização do país.
Metrópole industrial das empresas e comércios que vem e que se vão. Cidade que não pode parar e que não teme o cansaço, pois seus trabalhadores acreditam num futuro melhor.
Nossos ensejos de que São Paulo se torne uma cidade com mais emprego digno, solidariedade e respeito à vida humana. E que na luta contra a desigualdade e os contrastes sociais, para que possamos nos orgulhar cada vez mais desta cidade que tanto admiramos.
Sérgio Luiz Leite
Presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical