Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Saúde da mulher
terça-feira, 28 de maio de 2013
Artigos
O Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher – 28 de maio – foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde (1984, Holanda), durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos. Desde 1988, no Brasil, 28 de maio também é Dia Nacional da Redução de Morte Materna.
A data é fruto da ação de mais de duas décadas do movimento feminino pela saúde das mulheres, que decidiu ter um dia de ação mundial para tornar visível o fenômeno da mortalidade materna, considerado banal nas sociedades cuja cultura torna natural e cruel a perda da vida das mulheres em favor da maternidade. A data também é focada em problemas e doenças femininas, como o câncer de mama, gravidez na adolescência, aborto e acesso a qualidade nos serviços de saúde.
A boa notícia é que as pesquisas hoje revelam que as mulheres vivem mais que os homens porque cuidam melhor da saúde, fazem mais consultas e exames, estão mais conscientes a respeito dos benefícios da prevenção, embora as histórias das políticas de saúde no Brasil e no mundo não facilitem a busca pela qualidade na saúde.
O movimento de mulheres ao longo do tempo tem trabalhado arduamente para conseguir o respeito aos seus direitos de cidadania, isto é, o direito a ter direitos e a fazer valer esses direitos. Essa tem sido a realidade da luta das mulheres também na área da saúde, buscando além da ausência de doenças o bem estar físico mental e social, direito de todo ser humano. Assim o 28 de maio é um dia para denúncias, propostas, cobranças e sensibilização.
Mulher é muito importante que você cuide de sua saúde. Antes de ser mãe, empresária, esposa, dona-de-casa, empregada, você é uma mulher, que precisa de cuidados. Visite o médico regularmente, realize os exames clínicos preventivos anualmente, isto é fundamental para a manutenção da sua saúde, da sua vida! Utilize todos os meios disponíveis para o cuidado de sua saúde.
Helena Ribeiro da Silva
Presidenta do Seaac de Americana e Região e Secretaria Geral da FEAAC